Peskisar

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Imagens de Lisboa - Interiores secretos - Capela de Santo Amaro

This chapel was founded in 1549 in dedication to St. Maurus. It’s one of the greatest artistic curiosities in the city, but seems to have become completely forgotten. It’s almost always closed, opening only for Mass once a month (on the first Sunday). It was believed that St. Maurus healed broken legs and arms, so many of the magnificent 17th-century polychrome tiles that decorate the entrance walls illustrate those limbs. Inside, a panel depicts the legend of a boat about to sink that was saved by St. Maurus, allowing the crew to dock on this site. From outside there’s a nice view of 25 de Abril Bridge.
Capela de Santo Amaro, Lisboa
Esta capela fundada em 1549, dedicada a Santo Amaro, é uma das maiores curiosidades artísticas da cidade mas muito poucos a conhecem. Encontra-se quase sempre fechada, abrindo apenas para missa uma vez ao mês (no primeiro domingo). Acreditava-se que Santo Amaro curava as pernas e braços partidos, por isso muitos dos magníficos azulejos policromos do século XVII, que decoram as paredes da entrada, ilustram esses membros. No interior, um painel representa a lenda de um barco prestes a afundar-se, mas que é salvo por Santo Amaro, podendo assim a tripulação desembarcar neste local. Do exterior há uma bela vista para a Ponte 25 de Abril.