19.4.16

Texto - Insonia


Vamos là saber porquê ; As quatro da manhã acordei com no espírito a insidiosa, teimosa musica de uma velha cantiga  que se chamava e, decerto ainda se continua a chamar: “A tia Amança”

Estava a sonhar com ladrões com certeza; os sonhos são tão esquisitos quando nos fazem tele-transportar naquele belo e tão cósmico e comico sitio…

Meu tio Armentier jogava às cartas com meu pai; ao lado deles o fiel garrafão de cinco litros, companheiro fiel de muitas jornadas; a tia Margarida vinha episodicamente mandar a sua boca de protesto e em vão.

Tinha chegado o Zé Luiz, o Manuel Raimundo… O Tino só cheirava: Antes do Marcelo Rebelo;de Sousa era ele chamado “Copinho de Leite”; e continuou a sê-lo...

Dirigia a Nação Sua Majestade D. Manuela Mira, amiga intima da Rainha d'Inglaterra; muito apreciada pelo povo; a D. Manuela rainha do condado portucalense, sempre apoiada pelo Visconde de Montanelas (Titulo atribuído no Principado de Andorra), convencia-se da maravilhosa peculiaridade do mundo. 



O tio Zé Gandum, entre muitissimas discussões com a ti' Leonor, desfilava, martirizava, violentava soprando forte no instrumento; era tuba se bem me lembro; vinha sempre no fim do cortejo; era respeitado pelo seu fisico e pelas notas graves e pesadas que lograva extrair do instrumento …

E o Zé Luís trabalhava com grude acompanhado de um macaco espectacular;

No momento estava-se a “fazer” à Catarina de Alcantarilha… Entretanto tinha ido a Silves onde me deixou em pranto quando chegou a hora da partida.

Tenho tanto a dizer sobre o Barreiro terra onde nasci...

Bordeaux, le 19-04-2016


JoanMira

Aucun commentaire: