Ambos estão a ser investigados. Lula da Silva por tráfico de influências e José Sócrates por corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.
O ex-presidente brasileiro, Lula da Silva, está a ser investigado por tráfico de influências devido à sua ligação à Odebrecht. E Portugal e Brasil voltam a cruzar-se. A construtora brasileira, envolvida numa investigação de desvio de dinheiro da Petrobras, estabeleceu-se em Portugal em 1998.
Terá sido a Odebrecht a pagar várias viagens ao estrangeiro a Lula, para usar a sua influência em mercados internacionais. E terá sido numa dessas viagens que veio a Portugal, em 2013, para o lançamento do livro do ex-primeiro-ministro José Sócrates, que se encontra detido preventivamente desde novembro de 2014.
As autoridades portuguesas estão agora bastante interessadas em perceber quais os negócios da empresa e a relação com Sócrates, avança o Expresso.
A investigação no âmbito da Operação Marquês segue a pista de Odebrecht pela sua colaboração junto do Grupo Lena, numa série de consórcios vencedores de obras públicas durante os governos de José Sócrates.
Em causa está a construção da barragem do Baixo Sabor, as concessões rodoviárias da Grande Lisboa e Baixo Tejo. O Grupo Lena e a construtora tinham ainda o consórcio vencedor da construção do troço de TGV entre Poceirão e Caia.
Recorde-se que a Odebrecht está envolvida na investigação Lava Jato – que analisa um suposto esquema de cartel através do qual grandes empresas de construção civil e políticos brasileiros terão retirado 1,7 mil milhões de euros à Petrobras.
Noticias Ao Minuto - Portugal
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire