21.8.12

Texto - Dialogos com o Cristo - 2


Habituado que estou a travar diálogos francos e diretos com o Amigo do Corcovado, atrevi-me, hoje, a questiona-lo sobre um assunto que desde há muito me preocupa; é facto que desde a nossa ultima e acesa discussão, não tinha ainda falado com ele mas, enchendo-me de coragem, lancei-lhe:

- Olá seu cara, tu que dai de cima vês tudo, que pensas da evolução da cidade do Rio com vista ao “mundial” e aos “jogos”?

Soou uma tremenda gargalhada com eco de trovão:

- Meu caro amigo ateu, só te posso dizer que desde este ponto de vista estratégico me apercebo, dia apos dia, que as obras estão um pouco atrasadas; a sua progressão não tem sido linear; ora atrasam por falta de organização ou de verbas, ora retomam num ritmo desenfreado à medida que certas e avultadas somas vão parar às contas de determinados construtores, promotores, arquitectos e políticos …Isto é um nunca mais acabar!

- Amigo do Corcovado, e tu nada fazes para impedir esta corrupção!?

O Cristo, deveras bem disposto,  retorquiu com outra sonora gargalhada:

- Amigo ateu, és de facto muito ingénuo! Olha, vou responder-te de uma forma muito simples: todos esses prevaricadores, corruptos, vulgo criminais são seres humanos, conquanto muitas vezes se comportem de forma animalesca; a sofreguidão do poder e do dinheiro tolhe-lhes qualquer forma de discernimento; como sabes nas próprias famílias alguns indivíduos são Judas para outros ; não me compete julga-los agora: o julgamento ultimo…já ouviste falar, não é verdade?

- Sim. Ta bem, mas…, lançando um   impropério,  deixa-te de essas coisas; o que conta é impedi-los de prejudicarem quem existe honestamente nesta vida, porque da “outra” nunca vi ninguém regressar para dizer se é boa ou ma; é nesta que eu existo e onde gostaria de ver justiça!

O “Redentor”, com  infinita paciência – a que há muito esta habituado neste tipo de interpelações – rematou:

- Amigo ateu, sei que és uma pessoa impregnada de justiça; da justiça humana; segue o teu caminho; continua a pugnar pelo bem estar dos teus semelhantes… e talvez nos encontremos na outra vida em que não acreditas…

Quis retorquir mas a chamada caiu! 

Rio de Janeiro, 20 de Agosto de 2012.
JMIRA

Aucun commentaire: