21.1.12

BE «estupefacto» com declarações de Cavaco


João Semedo

O deputado João Semedo ficou «estupefacto» com os lamentos do Presidente da República sobre a reforma que aufere e lembrou que dificuldades têm os reformados com 600 euros mensais, que este ano ficarão sem 13º e 14º meses.

«Fiquei tão surpreendido que voltei a ouvi-las [as afirmações], para ver se tinha percebido bem. São declarações surpreendentes, que me deixaram absolutamente estupefacto, porque me recordo que ainda há bem pouco tempo o presidente Cavaco Silva promulgou um Orçamento de Estado que elimina o 13º e 14º meses para os reformados com rendimento mensal de 600 euros», destacou o deputado do Bloco de Esquerda (BE), em declarações à agência Lusa.

O Presidente da República, Cavaco Silva, disse no Porto que aquilo que vai receber como reforma «quase de certeza que não vai chegar para pagar» as suas despesas, valendo-lhe as poupanças que fez, com a mulher, ao longo da vida.

Cavaco Silva, que não aufere vencimento como Presidente da República, referiu que irá receber 1.300 euros por mês da Caixa Geral de Aposentações e um montante que disse desconhecer do Fundo de Pensões do Banco de Portugal.

Cavaco prescindiu do ordenado de Presidente da República, mas acumula duas pensões, a de professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa e a de reformado do Banco de Portugal, que totalizavam, antes dos cortes nas pensões de reforma, cerca de 10 mil euros mensais (brutos).

Aucun commentaire: