As equipas de buscas que trabalham em Sapucaia, no Rio de Janeiro, localizaram esta quinta-feira mais uma vítima do deslizamento de terras de segunda-feira, elevando para 19 o número de mortes no município por causa das chuvas.
De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, os moradores da localidade contam que três pessoas continuam desaparecidas desde a tragédia.
Na quarta-feira, os bombeiros localizaram os corpos de cinco pessoas da mesma família que estavam dentro do carro onde se tentaram abrigar da chuva. Um membro da família, que preferiu ficar em casa, em vez de entrar no automóvel, sobreviveu ao desmoronamento.
Dos 19 mortos em Sapucaia, três eram crianças. Apenas um dos óbitos não está directamente relacionado com o deslizamento de terras, que atingiu oito casas no distrito de Jamapará, onde 50 casas estão interditadas pela Defesa Civil.
No Rio de Janeiro, a chuva das últimas horas também causou prejuízos em Campos dos Goytacazes, no norte do Estado. Quase 5 mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas em virtude das inundações.
Em Minas Gerais, também no Sudeste do Brasil, as autoridades calculam que 2,8 milhões de pessoas foram afectadas pelos temporais, das quais 28 mil estão desalojadas. No estado, as chuvas provocaram 15 mortos, 13 deles só em Janeiro e ainda obrigaram 127 cidades a declararem situação de emergência.
Na quarta-feira, o governo brasileiro anunciou uma ajuda de 75 milhões de reais(32,8 milhões de euros) para os locais afectados pela chuva. Há previsão de mais tempestades para esta quinta-feira.
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire