20.1.12

Adeus Andorra


Quando cheguei a este Pais, a 20 de junho de 2004, tive ocasião de escrever um artigo na "voz lusa" - que acabara de nascer - onde dizia que não era homem de protagonismo, que preferia a acção directa em beneficio da Comunidade; isso considerava essencial. Passei quase oito anos neste Pais, fazendo face, por vezes, a muitas dificuldades pessoais, trabalhando sempre e transmitindo o melhor do que aprendi. Hoje, chega a hora da despedida; vou para outro lado do mundo mas estou ciente da honestidade do meu trabalho e de que sempre dei o  melhor do meu contributo aos Portugueses em Andorra. As minhas ultimas missões foram de encerrar a Embaixada (para o que fui mandatado) e criar um consulado que continue a dar o mais extenso apoio possivel aos cidadãos que aqui labutam.
Obviamente que nestes oito anos tive a oportunidade de conhecer e apreciar muitos dos nossos concidadãos. Não vou citar aqui ninguem, porque muitos seriam  esquecidos;
Apenas queria dizer que aqui, em Andorra, ha muita gente de boa fé, minhotos, na sua grande maioria, trabalhadores, (pleonasmo?) com o coração nas mãos! E ha tambem, como em todas as partes do mundo, pessoas que apenas laboram de "labia" e cujo e unico intuito é de destruir a obra de muitos. Estes apenas "se realizam" na critica,  nunca nada construindo...Esta gente vou esquecê-la com facilidade.
Para terminar, entendo dever dizer-vos toda  a minha satisfação por saber que vão poder continuar a ser servidos por uma estructura consular que vai dar continuação à embaixada que fechou. Os meus agradecimentos a todos e, em especial, ao José Manuel Silva, Conselheiro, que sempre operou, desinteressadamente,  em prol dos Portugueses no Principado.
Hasta siempre!
JMIRA - VICE-CÔNSUL DE PORTUGAL

Aucun commentaire: