19.1.12

Cinco desempregados imolam-se em Rabat


Rei de Marrocos anuncia reforma

Cinco desempregados marroquinos imolaram-se esta quinta-feira na capital do reino, Rabat, quando alastram por todo o país os protestos sobre a escassez de empregos, sobretudo para universitários licenciados.

De acordo com activistas da oposição, citados pela agência noticiosa AP, três dos manifestantes que se imolaram foram internados devido à gravidade dos ferimentos.

Até há pouco um protesto muito raro, a auto-imolação tornou-se numa táctica de protesto no Médio Oriente e Norte de África desde que o vendedor ambulante tunisino Mohamed Bouazizi pegou fogo ao seu corpo em Dezembro de 2010, desencadeando uma revolta que acabou por derrubar o regime do ex-presidente Zinedine Ben Ali em Janeiro.

Fotografia - Cuba


"In Cuba again, naturaly..."

Fotografia - Céu de Andorra - Inverno 2011

"Céu de Andorra" 2011

Futuro consulado de Portugal em Andorra (fotografia)

Outra imagem do futuro consulado em Andorra.
Para responder genéricamente aos comentarios/interrogações de alguns, informo que neste novo posto vai existir maquina para passaportes e cartão de cidadão (mais, portanto, que na ex-secção consular ora encerrada).  Disso fez questão o Secretario de Estado, José Cesario. E, porque nem sempre com ele estou de acordo, digo, desta feita: FEZ BEM!
A nova estrutura caminha a passos largos para a sua abertura. O numero de telefone mantem-se: 805305, bem como o numero de fax: 869555.
Os meus votos à Comunidade em Andorra de que muito em breve possam utilizar estes serviços, com o atendimento da Sofia Borges e do Antonio Costa.

Fotografia - Rui Martins - "Descobrir Portugal"


Rui Martins - "Descobrir Portugal"

'Marca' diz que agressão de Pepe foi "vergonhosa" (COM VÍDEO)

O diário desportivo espanhol 'Marca', muito próximo do Real Madrid, considera que a agressão de Pepe a Lionel Messi no jogo da noite de quarta-feira é "vergonhoso" e um artigo assinado pelo subdirector Carlos Caprio sublinha que o clube "está obrigado a vender" o luso-brasileiro. A vitória do Barcelona no estádio do Real Madrid por 2-1, na primeira mão dos quartos-de-final da Taça do Rei, arrefeceu o entusiasmo em relação à equipa treinada por José Mourinho, que lidera a Liga Espanhola com cinco pontos de vantagem sobre os catalães.
Aquilo que a 'Marca' descreve como mais um "momento de insanidade temporária" sucedeu aos 67 minutos do Real Madrid-Barcelona, quando Messi estava caído no relvado após sofrer uma carga do madridista Callejón.
Num momento em que o árbitro estava a mostrar o cartão amarelo ao seu colega de equipa, Pepe deu uma joelhada ao argentino do Barcelona, novamente considerado o melhor jogo do Mundo, e de seguida calcou-lhe a mão esquerda.
Messi tombou no relvado agarrado à mão, mas o árbitro não se terá apercebido da agressão do luso-brasileiro, que José Mourinho escolheu para reforçar um meio-campo muito defensivo mas substituiu no final da segunda parte.
Confrontado com a atitude de Pepe na conferência de imprensa depois da vitória do Barcelona no Estádio Santiago Bernabéu, José Mourinho disse que não viu a agressão, mas que se esta tivesse ocorrido deveria ser sancionada.
Mais solidário com Pepe foi o defesa central Ricardo Carvalho, para quem o seu colega de equipa "joga sempre limpo".
Pelo lado do Barcelona não se fizeram esperar reacções indignadas. Xavi criticou as "entradas bruscas e lamentáveis", enquanto Iniesta disse que "há imagens que dizem tudo".
Através da sua conta no Twitter, o avançado inglês Wayne Rooney lançou uma clara desaprovação: "Pepe, que idiota!"

NEWS EN IMAGES - La colère de la terre

Frappée de plein fouet par le violent séisme qui a touché une partie de l’Asie du Sud-Est, la Birmanie commence tout juste à panser ses plai...