24.11.12

Cavaco....silva!

O Presidente da República não faltou aos prémios Gazeta. Isto não era uma piada, aconteceu mesmo. E não só marcou presença como deixou em Belém o fato tradicional de Ramsés II. Vestiu-se, desta feita, de comediante. Não estou com isto a mandar uma indireta à habitual e estranha escolha de gravatas do senhor presidente, que devo confessar que já me proporcionaram muitos momentos de felicidade e boa disposição. Não estava a ser literal, o 'vestir' teve a ver com o estilo de comunicação utilizado e não com a farpela escolhida para usar no evento.
Vejamos. "Todos sabem que o silêncio do Presidente da República é de ouro, hoje a cotação do ouro foi 1.730 dólares por onça, uma onça são 31 gramas, mais 1,7% do que a cotação do ouro naquele dia de setembro em que a generalidade dos portugueses ficou a saber o significado da conjugação de três letras do alfabeto português: "tê, ésse, u" (TSU)", afirmou Aníbal Cavaco Silva.
Senhor Presidente, ao seu estilo parodiante de Lisboa respondo com as palavras sábias de António Sala, um entendido em matérias de ouro. Reza assim: "eu sou o António Sala e vejo o mundo em cada vez mais crises financeiras (...)". Ora até aqui estamos todos de acordo, com a única diferença de António Sala fazer questão de dizer isto trezentas vezes ao dia na televisão e na rádio e o senhor presidente optar pelo silêncio dourado, conveniente e quentinho. Mas continuando: "as dívidas dos países crescem indefinidamente e criam um fardo insustentável para as gerações futuras (...)". De certeza que V. Exa. nada tem a ver com isto, até porque não esteve envolvido na política nos últimos 35 anos, muito menos em cargos que possam ter ajudado a criar este monstro imparável e glutão. Nunca foi Primeiro-ministro deste país, nunca foi reeleito para o cargo, não é o atual Presidente da República depois de reeleito. Enfim, é apenas um tipo silencioso que sabe que isso vale ouro.
"A instabilidade política alastra-se por todo o globo, o desemprego atinge níveis inimagináveis..." Pois, isso é que é pior, mas não dramatize, senhor António Sala. Senhor Presidente, ainda estamos com vontade de rir? Mas há mais: "e os governos imprimem cada vez mais moeda colocando os mercados financeiros em instabilidade permanente".'Satisfeitinho' com a cotação, senhor presidente? Sempre a subir, esta maluca.
Ora vamos à parte boa, em que António nos vai resolver o problema, salvar o mundo e comprar o seu silêncio, esperemos que para toda a eternidade (política, entenda-se) porque confesso que sempre me incomodou. E aqui vai: "por isso, meus amigos, fico muito preocupado, e cada vez que posso compro ouro em forma de moedas ou barras...". Óptimo António, esperemos que também possas comprar ouro em forma de esfinge.
Resumindo, acho que devemos seguir os conselhos de António Sala, especialmente quando diz: "informe-se, proteja-se do caos financeiro e invista em estabilidade (...)". Chamemos imediatamente o senhor e ele que traga uma balança calibrada. Aproveitemos o valor do silêncio de ouro do Presidente, que pelos vistos está com boa cotação, pelo menos no entender do próprio, e livremo-nos deste bem 'duradouro' que tantas dores de cabeça nos tem trazido, ao longo de décadas.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/sr-antonio-sala-quer-comprar-o-silencio-de-ouro-do-presidente-cavaco-silva=f768995#ixzz2DBR2BzrU

A impunidade de Relvas e as imagens "roubadas"



1. Houve algum pedido judicial para a entrega dos "brutos" das imagens (integrais e não editadas) da RTP do dia 14 de Novembro? Não.
2. O Conselho de Redação ou a Direção de Informação foram consultados para a transcrição destes "brutos" e sua futura entrega a entidades externas à empresa, que claramente violam as regras deontológicas? Não.
3. Se, como se sabe agora, o pedido da PSP era apenas para as imagens emitidas e veio depois dos brutos terem sido transcritos, qual era a função e o destinatário destas gravações? Ninguém sabe responder.
4. Quem originalmente fez este pedido, sabendo-se, como se sabe, que não foram os principais responsáveis da Direção de Informação? Ninguém consegue esclarecer, sendo certo que esse pedido existiu.
5. Que papel tiveram os principais representantes informais de Miguel Relvas dentro empresa, identificados em episódios passados, neste caso? Talvez um dia venhamos a saber.
6. Não estando quase nada esclarecido, porque pôs a administração da empresa a em causa Direção de Informação? Porque há muito que Miguel Relvas se queria ver livre dela e esta desculpa era tão boa como outra qualquer.
7. Quantos episódios rocambolescos terão de acontecer na RTP, em que nunca se sabe de onde vêm as ordens (recordo Pedro Rosa Mendes) e acabam sempre por se demitir os que Miguel Relvas acha estar a mais (recordo demissão do Conselho de Administração anterior), para percebermos que o ministro é um problema grave para a nossa democracia? Este ministro é inimputável. Tudo pode acontecer sem que nada lhe aconteça.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/7-perguntas-sobre-o-caso-rtp=f768831#ixzz2DBNP1tML

Português morto a tiro em Paris


Um português, operário, de 32 anos, foi hoje abatido a tiro num café nos subúrbios de Paris, num incidente que o ministro francês do Interior, Manuel Valls, atribuiu à "gangrena da droga", noticia a agência Efe.
O "acerto de contas", como o ministro classificou a ocorrência, ocorreu ao meio-dia de sexta-feira, na localidade de Orly, onde está o aeroporto do sul de Paris.
Dois homens desceram de um veículo negro e disparam pistolas automáticas contra uma pessoa que tinha saído do café Saint-Exupéry, no bairro de Saules, após o que entraram no estabelecimento e dispararam contra outros clientes.
No total, atingiram pelo menos mais cinco pessoas, entre os quais o português, das quais três estão gravemente feridas, pormenorizou a edição digital do "Le Parisien".

Vítima colateral?

O português parece ter sido uma vítima colateral dos atacantes, apesar de não estar ainda claro qual o seu objetivo.
Os atacantes fugiram no mesmo veículo, conduzido por uma terceira pessoa e que apareceu queimado numa localidade próxima.
O ministro do Interior, que horas depois se deslocou à localidade situada a pouco mais de 20 quilómetros do centro de Paris, descreveu os factos como "um acerto de contas inaceitável" e "insuportável.
Valls atribuiu o crime à "gangrena da droga" que, disse, "corrompe uma parte da juventude", uma vez que parece que algumas das vítimas estariam envolvidas no tráfico de canábis.
O responsável pela pasta do Interior garantiu que "a polícia fará todo o possível para encontrar os autores do tiroteio.
Pouco depois da declaração do ministro, ocorreu um segundo tiroteio mortal em França, desta vez em Marselha, de que resultou a morte de um jovem, de 28 anos, com um tiro na cabeça, depois de assaltado por três homens que o aguardavam num veículo.
Se este homicídio se devesse a um acerto de contas, seria o segundo do mês em Marselha e o 24.º do ano na região, desde o início do ano.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/portugues-morto-a-tiro-em-paris=f769325#ixzz2DBJ86ljg

Relvas, afinal, tinha um canudo!

Télécharger 485022_389155934498101_1379999447_n.jpg (34,5 Ko)
Andaram pra'i a dizer mal do homem! Afinal, como alertou o Pedrinho do Rio, o Relvas tinha um canudo; a prova!

A imagem do dia 24-11-2012

2012 November 24
See Explanation.  Clicking on the picture will download 
the highest resolution version available.
NGC 1365: Majestic Spiral with Supernova
Image Credit & Copyright: Martin Pugh

Explanation: Barred spiral galaxy NGC 1365 is truly a majestic island universe some 200,000 light-years across. Located a mere 60 million light-years away toward the chemical constellation Fornax, NGC 1365 is a dominant member of the well-studied Fornax galaxy cluster. This sharp color image shows intense star forming regions at the ends of the bar and along the spiral arms, and details of dust lanes cutting across the galaxy's bright core. At the core lies a supermassive black hole. Astronomers think NGC 1365's prominent bar plays a crucial role in the galaxy's evolution, drawing gas and dust into a star-forming maelstrom and ultimately feeding material into the central black hole. Discovered on October 27, the position of a bright supernova is indicated in NGC 1365. Cataloged as SN2012fr, the type Ia supernova is the explosion of a white dwarf star.

Desenho - Eric Satie

"Eric Satie"
22-05-2010
JoanMira

Aqui Radio Andorra!

Que me perdoe o Senhor Embaixador Francisco Seixas da Costa; bem tentei mas não  resisti... e aqui esta o objeto do delito: o seu texto sobre Andorra, Pais onde passei oito anos da minha vida ao servico da nossa Embaixada.   



Ontem, ao receber a minha nova colega andorrenha, veio à conversa a importância que teve, para a minha geração, a Rádio Andorra, uma histórica estação que marcou muito do nosso imaginário, nos anos 60 e 70. Com uma seleção musical magnífica, nos seus programas em francês e espanhol, a Rádio Andorra, desaparecida em 1981, foi um marco que muito ajudou à identificação daquele pequeno país no quadro internacional.

A frase "Aqui Radio Andorra!" é uma das memórias fortes que conservo da rádio que muito ouvia na juventude. A certa altura, recordo-me que a Rádio Andorra substituiu a saída do ar da Radio Caroline e da Radio London, as "rádios-pirata" que, a bordo de barcos ao lado da costa britânica, abalaram ao noites, até serem caladas à força, apresentando a grande música anglo-saxónica que iria dominar o mundo.

A minha colega disse-me que o seu governo tem plena consciência do papel desempenhado pela Rádio Andorra, nos auditórios espanhol e francês, havendo já projetos para preservar o seu histórico edifício. Só não contava que, também em Portugal, subsistisse uma memória desse património do seu país. É verdade: nesse tempo, alguns de nós procurávamos estar à escuta do mundo. Até de Andorra!

ASTRONOMY - NGC 4414: A Flocculent Spiral Galaxy

 2025 April 7 NGC 4414: A Flocculent Spiral Galaxy Image Credit:  ESA/Hubble  &  NASA ,  O. Graur , S. W. Jha, A. Filippenko Explanation...