29.9.18
Publico - Sismo de magnitude 7,7 provoca tsunami na Indonésia - Video - Acidentes
Um sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter atingiu a costa da ilha de Sulawesi, na Indonésia, esta sexta-feira, provocando um tsunami que destruiu várias casas nas cidades de Palu e Donggala, na ilha de Celebes, noticia a Associated Press. Há relatos de várias famílias desaparecidas, de acordo com o porta-voz das autoridades indonésias.
O tsunami foi registado por várias pessoas nos locais atingidos, em vídeo e imagens.
Publico
28.9.18
Olinda, Brasil - Patrimonio mundial de origem portuguesa - Cidades
O Centro Histórico de Olinda, também chamado de Cidade Alta, abrange a área histórica do município brasileiro de Olinda, no estado de Pernambuco.Quase um terço da área total do município é tombado. A preservação desse sítio histórico começou na década de 1930, quando os principais monumentos foram tombados. A partir daí foram promovidas várias acções no sentido de preservar todo o património histórico, cultural e arquitectónico do município.
O sítio foi declarado Monumento Nacional pelo Congresso Nacional em 1980, e em 1982 foi reconhecido como património mundial pela UNESCO. Fundada em 1535 por Duarte Coelho Pereira, primeiro donatário da capitania, em um sítio elevado que favorecia a defesa da povoação e controle da região, Olinda se tornou capital e um importante pólo económico no fim do século XVI, enriquecida com a cana-de-açúcar.
27.9.18
26.9.18
25.9.18
24.9.18
22.9.18
21.9.18
Paraty, Brasil - Patrimonio mundial de origem portuguesa - Cidades
O Centro Histórico de Paraty remonta aos idos de 1820, quando suas ruas já possuíam seu calçamento pé de moleque. A presença das águas, com a invasão das marés na lua cheia, a cultura do café e da cana, o porto e seus piratas, a maçonaria determinaram o traçado do Centro Histórico de Paraty. As ruas foram todas traçadas do nascente para o poente e do norte para o sul. Todas as construções das moradias eram regulamentadas por lei, podendo pagar com multa ou prisão, quem desobedecesse as determinações.
A maçonaria deixou sua forte marca nas fachadas dos sobrados com desenhos geométricos, em relevo. O Centro Histórico, considerado pela UNESCO como o conjunto arquitectónico colonial mais harmonioso é Património Nacional tombado pelo IPHAN. Sua ruas, protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros, preservam ainda o encanto colonial, aliado a um variado comércio e a expressões culturais e artísticas muito intensas.
https://www.vortexmag.net
20.9.18
17.9.18
Rua do Vale - Ruas de Lisboa
As casas coloridas e cobertas de azulejos desta rua emolduram uma vista do Palácio de São Bento.
16.9.18
Travessa da Arrochela - Ruas de Lisboa
As casas coloridas e cobertas de azulejos desta rua emolduram uma vista do Palácio de São Bento. Antes de lá chegar passa-se pela Igreja das Mercês e pela também pitoresca Rua do Vale.
15.9.18
Diamantina, Brasil - Patrimonio mundial de origem portuguesa - Cidades
Diamantina é uma cidade colonial engastada como uma pedra preciosa em um inóspito maciço montanhoso. É um testemunho da aventura dos mineradores de diamantes do século XVIII, assim como do influxo exercido pelas realizações culturais e artísticas do ser humano em seu marco de vida.
Foi do brilho de uma pequena pedra preciosa que nasceu Diamantina. Quando ainda no século XVIII, os bandeirantes chegaram e fizeram as primeiras lavras, no córrego do antigo Arraial do Tijuco. Reza a lenda, que a luz que aparecia nas águas dos rios Jequitinhonha e São Francisco, brilhava tanto, que acabou chamando a atenção dos desbravadores. Eles estavam à procura de ouro na região, mas acabaram por encontrar diamantes.
14.9.18
"Calçada do Duque" - Ruas de Lisboa
Esta calçada vai do Bairro Alto à Baixa, desde o Largo Trindade Coelho, onde se encontra a Igreja de São Roque, à estação do Rossio. Pelo caminho tem-se uma bela vista do castelo, e encontra-se uma variedade de restaurantes.
Sinharaja - Sri Lanka - Florestas do Mundo
A Sinharaja é uma das mais importantes florestas tropicais do Sri Lanka, que tem 88,64 km² e foi declarada pela UNESCO como uma reserva de biosfera em 1978. Ela conta com uma enorme quantidade de árvores endêmicas, é considerada o lar de animais como mamíferos, insetos raros, pássaros e borboletas e ainda abriga por lá outras espécies ameaçadas de extinção.
12.9.18
Rua Vieira Portuense - Ruas de Lisboa
Hoje virada para os jardins de Belém, esta rua foi construída junto da antiga praia. Vários dos edifícios característicos da Lisboa anterior ao terramoto de 1755 são agora restaurantes.
"Laurear a pevide" - Expressões populares portuguesas
A expressão tem duas variantes «larear a pevide» e «laurear a pevide». Larear é o mesmo que andar ao laré, ou seja, «vadiar», «não fazer nada», e pevide significar «nada», «cu», «rabo». Quanto a laurear, trata-se de uma variante de larear.
Parece me que a origem da expressão será semelhante à da formação de uma outra, «andar de cu tremido», isto é, «andar de automóvel», que pode adquirir extensões semânticas como «andar a passear» e «não fazer nada». Enquanto «larear/laurear» a pevide pertence ao regist[r]o familiar, «andar de cu tremido» já se enquadra num registo mais baixo, com intenção jocosa ou ofensiva.
Ciberduvidas da Lingua portuguesa
11.9.18
El huracán Florence - Imagen del dia - 11-09-2018
Imagen satélite del huracán Florence acercándose a la costa este de Estados Unidos por el océano Atlántico.
Ho - AFP
Salvador, Brasil - Patrimonio mundial de origem portuguesa - cidades
Primeira capital do Brasil (1549-1763), Salvador tem sido um ponto de confluência de culturas europeias, africanas e ameríndias. Em 1588 se criou nela o primeiro mercado de escravos do Novo Mundo, destinados a trabalhar nas plantações de cana de açúcar.
A cidade tem conservado numerosos edifícios renascentistas de qualidade excepcional. As casas de cores vivas, magnificamente estucadas a princípio, são características da cidade velha.
7.9.18
"Outros tempos, outras alegrias e outros alarves se sentam à mesma mesa" - Texto
Reproduzo na integra o que escrevi alguns anos atraz; mudem-se os nomes e volta a realidade...
"Outros tempos, outras alegrias e outros alarves se sentam à nossa mesa.
Vítor "Dracula" Gaspar demitiu-se... O choro é tão grande que mal consigo escrever estas ~~~linhas~~~... Fez o job para que foi "contratado": "f#deu" o Pais…venha outro alarve que se sente à mesma mesa...
Tiveste uma passagem efémera pela vida dos Portugueses e, subitamente vais-te embora, bem hajas, e abotoado, presumo...
Acho que esta merd@ já foi repetida noutros tempos e noutros locais...
“Agradeço-te”, com o meu Amigo "Cara do Corcovado", todo o mal que fizeste a uma Pátria que desconheces!
Foste o maior dos ladrões que aconteceram na minha vida; foste o FDP que organizou o roubo das pensões de reforma, a única fonte de sobrevivência que tenho: ...Foste tanto para mim que não tenho palavras para qualificar a tua actuação porque para “apreciar” o que fizeste às ordens do outro grande FDP (Peter Steps Rabbit), teria de intensamente cursar em "Roubalheira Internacional"...
Dirão alguns que a culpa não é tua; existe um primeiro-ministro que te obrigava a cumprir ordens…
Vai-te f#der, pensas enganar quem?
Quem queres convencer? Que o teu partido pugnou pela defesa dos interesses de Portugal?!
O Povo é que é Portugal, espoliado mas digno
Graças à tua politica (comandada, não esqueçamos pelo teu chefe analfabruto) chegamos ao destino que nos traçaram: "miseráveis cumpridores".
Vai-te embora, vai... Todos os trabalhadores honestos deste Pais deveriam, vão retribuir-te com a mesma moeda...
Olha, eu, pessoalmente, até serei muito mais directo: já que enganaste a qualquer e não respeitaste o trabalho, só me apetece é dizer:
Ora vai lá pr'o c@.....lho!!!"
1 de julho de 2013.
JoanMira
6.9.18
5.9.18
3.9.18
Ruas de Lisboa - Rua da Bica de Duarte Belo
É talvez a rua mais fotografada de Lisboa, pois é atravessada pelo emblemático Elevador da Bica. As suas escadinhas têm origem em 1597 e, tal como o resto do bairro da Bica, foi pouco afectada pelo terramoto de 1755. Hoje é conhecida pelos seus pequenos bares e pelos típicos edifícios coloridos, terminando no pitoresco Largo de Santo Antoninho
Incêndio destroe o Museu Nacional do Rio de Janeiro
RIO — Após o incêndio ser controlado pelos bombeiros durante a madrugada desta segunda-feira, a expectativa é de que agentes da Defesa Civil entrem no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, e façam uma avaliação sobre as condições da estrutura do prédio. Desde as 3h, quando o fogo começou a ser dominado, militares fazem um trabalho de rescaldo em pequenos focos de incêndio que ainda persistem, a fim de evitar o reinício das chamas. Ao todo, 80 bombeiros de 12 quartéis do Rio e 21 viaturas participaram da ação no museu.
Leia mais: https://oglobo.globo.com/rio/tecnicos-da-defesa-civil-devem-entrar-no-museu-nacional-para-avaliar-estrutura-do-predio-23033165#ixzz5Q25mYbVgstest .
Inscription à :
Articles (Atom)