"This has gotta stop"
30.8.21
29.8.21
23.8.21
8.8.21
BEAUX PAYSAGES DU MONDE - Les Falaises de Moher en Irlande
Les falaises de Moher en Irlande sont un long mur naturel de 8 km qui fait face à l'Océan atlantique. Un monument naturel incontournable
6.8.21
MARINE/VOILIERS - Dar Mlodziezy
Signifiant « Don de la jeunesse », le Dar Mlodziezy est un voilier de type trois-mâts carré en acier battant pavillon polonais. Construit en 1981 dans un chantier gdanskais, il fait partie des plus impressionnants voiliers anciens. Avec sa poupe carrée, ornée de sabords de chasse et galion, il allie un mélange de modernité et de tradition.
5.8.21
4.8.21
NEWS - Ecologia - A Gronelândia e o degelo
Na Gronelândia está a assistir-se ao degelo mais significativo do ano devido ao aumento das temperaturas no Ártico. A quantidade de gelo que derreteu só na terça-feira, 27, seria suficiente para cobrir Portugal com 9,2 cm de água.
Mais de 8,5 mil milhões de toneladas de massa superficial foi o que a Gronelândia – um território dinamarquês entre o Atlântico Norte e o Oceano Ártico – perdeu só no dia 27 de julho. No domingo seguinte, de acordo com o instituto meteorológico dinamarquês (DMI), registou-se uma perda de 18,4 mil milhões de toneladas. Apesar destes números impressionantes, o total da semana não é tão grave como o degelo que ocorreu em 2019 – ano recorde em que 532 mil milhões de toneladas de gelo derreteram.
Segundo Ted Scambos, investigador sénior no Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo da Universidade do Colorado, EUA, citado pela CNN, “no dia 27 de julho, a maior parte da metade oriental da Gronelândia, desde a ponta norte até a ponta sul, derreteu, o que é incomum”, salientando que este degelo é “significativo”.
As alterações climáticas têm provocado um aumento incomum nas temperaturas, com registos de mais de 20 graus no norte da Gronelândia, na última semana, de acordo com o DMI, provocando o que já é o terceiro caso de degelo extremo neste continente, na última década. O fenómeno, que começou na década de 1970, quando começou a notar-se um recuo da calota glaciar da ilha, tem vindo a estender-se mais para o interior do que em toda a era dos satélites, e está a abranger uma área maior.
Num estudo recente publicado na revista científica The Cryosphere, a Terra perdeu 28 mil milhões de toneladas de gelo desde meados da década de 1990, grande parte dela originária do Ártico, incluindo a camada de gelo da Gronelândia. “Na última década, já vimos que o degelo da superfície na Gronelândia se tornou mais severo e errático”, lamenta Thomas Slater, glaciologista da Universidade de Leeds e coautor do relatório.
Apesar de a situação atual na Gronelândia não ser a mais grave de que há registo, “à medida que a atmosfera continua a aquecer na Gronelândia, eventos como o degelo extremo de ontem tornar-se-ão mais frequentes”, realça o glaciologista. Além disso, a água mais quente do oceano também está a derreter a camada de gelo das margens.
Slater explica ainda que, enquanto este fenómeno continuar a acontecer de forma progressiva, as cidades costeiras ficam vulneráveis a enchentes, principalmente quando coincidir com as marés altas e cheias. Este fenómeno de degelo na Gronelândia deve elevar o nível do mar global entre 2 a 10 centímetros, até o final do século, acrescentou.
A solução para inverter a tendência de degelo, de acordo com os cientistas, passa pela diminuição da emissões de gases – que é cada vez maior -, porque, caso contrário, só vai acontecer com cada vez mais frequência.
“Embora tais eventos sejam preocupantes, a ciência é clara”, salientou Slater, concluindo com um incentivo: “Metas e ações climáticas significativas podem ainda limitar o quanto o nível global do mar vai subir neste século, reduzindo os danos causados por graves inundações a pessoas e infraestruturas em todo o mundo.”
Visão - Portugal
MARINE/VOILIERS - Le Kruzenshtern
Le Kruzenshtern est un quatre-mâts barque russe construit en 1926, en Allemagne, haut comme une cathédrale et entretenu comme une pièce de musée. Lorsqu’il déploie ses 34 voiles, l’on ne peut être qu’impressionné !
2.8.21
BEAUX PAYSAGES DU MONDE - Lulworth Cove - Dorset - England
Au bout du joli village de West Lulworth, dans le Dorset, cette baie naturelle, presque parfaitement circulaire, appelle au calme et la sérénité. Pour ceux qui veulent en profiter tranquillement, il suffit de descendre jusqu’à la jetée pour voir les petits bateaux dodelinant calmement sur les flots protégés par ce port naturel et les pêcheurs remonter les casiers de homards ou les bacs de coquilles Saint-Jacques dans ce paysage iconique d'Angleterre.
Inscription à :
Articles (Atom)