25.9.11

Suiça: Milhares manifestaram-se por reivindicações laborais

Milhares manifestaram-se por reivindicações laborais

Milhares de trabalhadores suíços e estrangeiros, entre eles portugueses, desfilaram hoje em Berna numa grande manifestação organizada por sindicatos suíços que teve como objetivo fazer várias reivindicações laborais, indicou à agência Lusa fonte sindical.
De acordo com Jorge Veludo, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e Missões Diplomáticas (STCDE), a manifestação "reuniu alguns milhares de pessoas, e terminou com um comício".
Na manifestação participou meia centena de portugueses, trabalhadores consulares em Berna e noutras cidades, acrescentou a mesma fonte que tem acompanhado uma greve destes funcionários a decorrer desde 29 de agosto.
A greve está a ser cumprida pelos trabalhadores da embaixada de Portugal em Berna, da missão junto da ONU em Genebra, dos consulados naquela cidade e em Zurique, bem como dos escritórios consulares em Sion e Lugano, segundo o STCDE.
Esta forma de protesto, por tempo indeterminado, resulta, segundo o dirigente, da falta de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre a sua situação salarial, sobretudo devido à diferença cambial entre euro/franco suíço e também aos cortes salariais ocorridos na função pública.
Representantes do sindicato estiveram hoje reunidos com os grevistas, que já garantiram que vão manter a paralisação pela quinta semana consecutiva, acrescentou Jorge Veludo.

Aucun commentaire: