3.10.11

MNE atribuiu 800 mil euros de subsídios este ano



O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) atribuiu no primeiro semestre deste ano quase 800 mil euros de subsídios a centena e meia de instituições no estrangeiro e em Portugal, segundo dados publicados esta segunda-feira em Diário da República.

Dos subsídios concedidos, 623.863,52 euros foram atribuídos pelo Fundo de Relações Internacionais (FRI), enquanto 136.849 euros foram entregues pela Direcção-geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, noticia a agência Lusa.

Os valores atribuídos pelo FRI beneficiaram 77 organizações, na sua maioria (64) consulados honorários no estrangeiro, mas também associações em Portugal.

Os consulados honorários de St. Helier, nas ilhas do Canal, (39.500 euros) e de Waterbury (30.875 euros), nos Estados Unidos, foram os que receberam valores maiores.

Em Portugal, entre as instituições subsidiadas, destaca-se o Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova, que recebeu em Janeiro um subsídio de 16.762,38 euros e, em Junho, outro de 50 mil euros.

Foram ainda concedidos 45 mil euros ao Colégio Português de Kinshasa, 20 mil euros à União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e 12.500 euros à Comissão Portuguesa do Atlântico.

O maior apoio, entre as associações portuguesas no estrangeiro, foi para a Associação Luso-Americana de Estudantes de Pós-Graduação e para a Coordenação das Colectividades Portuguesas de França, com 15 mil euros cada.

O valor mais baixo para uma instituição foram os 300 euros concedidos à Associação «Galeria de Arte Portugal Presente», de França.

A criação de uma sala de cinema, celebração de efemérides como o 25 de Abril ou o Dia de Portugal, visitas e bolsas de estudo e aquisição de instrumentos musicais foram alguns dos projectos apoiados pelo Governo português.

Foram ainda concedidas verbas entre 50 e 403 euros a título de apoio social a nove cidadãos portugueses no estrangeiro.

Os apoios financeiros do Estado ao movimento associativo português no estrangeiro foram na sexta-feira objecto de um pedido de explicações do deputado social-democrata eleito pela Europa, Carlos Gonçalves, ao Governo.

O deputado pediu ao Ministério dos Negócios Estrangeiros a listagem dos apoios concedidos às associações portuguesas no estrangeiro, nomeadamente as da Europa, entre 2009 e o primeiro semestre de 2011, com a respectiva indicação dos programas apoiados.

Numa pergunta ao MNE, Carlos Gonçalves deu conta de queixas sobre a falta de apoios ao movimento associativo e sobre a natureza dos projectos apoiados, adiantando que as associações têm dificuldades em conseguir apresentar convenientemente os projectos e recorrer às ajudas.

Aucun commentaire: