24.11.11

PORTUGAL é LIXO: Fitch atira rating para 'lixo' e ameaça cortar mais

Fitch atira rating para 'lixo' e ameaça cortar mais
Num comunicado onde anuncia o corte do 'rating' da dívida portuguesa em um nível, de BBB- para BB+ na dívida de longo prazo e de F3 para B na dívida de curto prazo (ambas para níveis já considerados 'lixo' ou fora da escala de investimento) a agência alerta para o perigo de novos cortes e de dificuldades de liquidez de Portugal no final do programa, caso os mercados continuem fechados.
"Um desempenho económico e/ou orçamental pior que o previsto pode levar a mais um 'downgrade'. Apesar de Portugal estar financiado até ao final de 2012, o risco para a liquidez do Estado pode aumentar materialmente mais para o final do programa caso as condições adversas de mercado persistam", diz a agência de notação financeira.
Na decisão de cortar o 'rating' a Portugal, a agência retira os 'ratings' da República de revisão para possível novo corte, mas deixa a ameaça pendente caso os desenvolvimentos económicos e orçamentais piorem.
Nas justificações ao corte de hoje a Fitch sublinha que a deterioração das perspectivas de crescimento económico na Europa influenciaram muito a decisão, que levou a agência também a piorar a sua projeção para a economia portuguesa em 2012, esperando agora uma recessão na ordem dos 3 por cento.
"Nos próximos dois anos, a recessão irá tornar o plano do Governo para reduzir o défice muito mais complicado e irá ter um impacto negativo na qualidade dos ativos dos bancos", justifica ainda.).

Até quando vamos aceitar o insulto! Não sou perito em economia mas tenho outra capacidade: a Revolta, que é comum a todos os Portugueses! Quem me quer ajudar a mandar o neo-liberalismo pr'o cara..o?!!!

(A Fitch alerta para a possibilidade de cortar ainda mais o 'rating' de Portugal, após o corte de hoje para um nível já considerado 'lixo', caso a economia portuguesa ou o desempenho orçamental seja pior que o esperado.

Aucun commentaire: