26.4.13

Texto - Mentira

MENTIRA
 
A mentira faz parte da nossa vida; somos todos mentirosos, a diversos níveis; todos a aplicamos no nosso dia a dia, até porque ela é essencial às relações humanas; paradigmática, ela exerce-se nas relações entre Estados, como entre seres humanos.
Posto isto, a mentira deve ser qualificada a diversos graus de objectividade:
 
Existe a mentira por omissão simples; aquela em que o nosso cérebro cansado aceita, com automatismo, todo e qualquer facto dito adquirido que não deturpe a verdade fundamental.
Existe, também, a omissão dolosa: aquela em que o nosso espírito, sabendo da inveracidade dos factos, deles se serve com premeditado e cúmplice interesse.
Existe, por fim, a mentira patológica: quem a pratica, tampouco pode ser considerado doloso, porque não tem condições psicológicas nem, juízo obvio para interpretar o que lhe falta no espirito.
 
Temos todos os dias na comunicação social vários exemplos desta omissão dolosa ou patológica; “o autor não mentiu, o espectador é que é surdo ou um tanto analfabeto!”. Aquilo que ouviu, com a poluição dos ruídos do Mundo, transformou-se naquilo que quis ouvir.
 
Tanto tendo pensado em todas estas formas de mentira, quase podemos chegar à banal conclusão a que chegam todos  os apondriacos , mitómanos e, porque não, onanistas do planeta: tenho, ou não um cancro nas orelhas?
Mas passemos sobre estes casos benignos; é de difícil compreensão a mentira permanente, insistente e patológica em que o mentiroso tende a fazer crer que é mais pertinente que o interlocutor, tentando reduzi-lo à sua mera sabedoria e analfabeta habilidade politica.
 
Quem, embevecido por propósitos politico-partidarios, não reage, reduz-se à aceitação da mentira por omissão, à mentira dolosa ou patológica, e é candidato principal ao troféu, do grande FDP do Ânus!Mas, para quem é das classes populares e perceba o que se trama e que deteste as injustiças, pode-lhe vir ao espírito a imagem do século XIX, do Bordalo Pinheiro:….
Sem ir tão longe, e na gíria populqr, também pode apetecer dizer em voz muito alta: FOD@-SSE!!!
Bordeaux, 26 de Abril de 2013
JoanMira.
 
 

Aucun commentaire: