12.4.11

Texto - Carta aberta ao Senhor deputado José Cesario


Gostaria de ser muito directo, Senhor deputado: não revejo no parlamentar o homem politico que, em 2004, tomou decisões, - quanto a mim não bem reflectidas - e que originaram o desespero de alguns compatriotas nos quais me incluo.
Naquela data de desgraça, V. Exa. Decidiu encerrar alguns consulados – Bayonne incluído – fazendo jus à politica do PSD que, diz-se, não mais fez que aplicar o que o PS há muito já apregoava.
Bayonne era um consulado histórico que existia desde o século XVIII, com Historia, nomeadamente durante a 2ª. Guerra Mundial; por lá se registaram paginas notáveis escritas pelo cônsul Aristides Sousa Mendes que, em desobediência a Salazar, salvou a vida de muitos judeus, entre os quais            M. De Hautecloque que viria a ser célebre com a alcunha de “Maréchal Leclerc”.
V. Exa., na altura, não teve sensibilidade para manter aberto aquele Posto, preferindo “aplicar” cegamente uma decisão política do seu partido que nem sequer considerou não só a importância histórica daquele porto de mar como ignorou a vida dos funcionários que ali labutavam há decénios.
Nem tampouco a proposta que fiz na altura, de transformar o consulado-geral em vice-consulado, com as poupanças financeiras que dai decorreriam, mereceu a sua concordância. Dai que lhe diga de uma maneira muito directa e desprovida de agressividade que não acredito nas suas palavras de hoje. Eu, e muitos dos meus colegas, chegamos ao ponto de não acreditar mais nos políticos.
Compete-lhe a si e ao seu partido demonstrar-nos o contrario.
Cordialmente.
J. MIRA

Aucun commentaire: