31.7.11

Pórticos das antigas SCUT não reconhecem matrículas estrangeiras


Scut

Os pórticos das portagens nas antigas SCUT não reconhecem matrículas estrangeiras e o Eixo Atlântico promete divulgar isso de forma massiva, já a partir de segunda-feira, caso o Governo português não autorize os turistas espanhóis a circular nas ex-SCUT do Norte sem pagar portagem. Assim, a associação transfronteiriça composta por cidades do Norte de Portugal e da Galiza garante que vai apelar, de forma massiva, à desobediência dos automobilistas.

De acordo com o «Jornal de Notícias» (JN), que, este domingo, avança a notícia, o Eixo Atlântico entregou, na última semana, uma moratória, em que pede ao Governo português que os turistas espanhóis possam circular livremente nas auto-estradas do Norte, sobretudo na A28. Se, até segunda-feira, não for declarada a suspensão do pagamento, a associação promete fazer com que toda a comunicação social da Galiza divulgue a informação sobre a deficiência do sistema em reconhecer as matrículas estrangeiras.

«Vamos dizê-lo, se o Governo não der uma resposta até amanhã. Isto não é uma ameaça. É a defesa dos interesses da nossa gente, que está a passar muito mal», disse Xoán Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, em declaração ao JN.

De acordo com este responsável, as portagens nas antigas SCUT estão a ter efeitos desastrosos, sobretudo na hotelaria e na utilização do aeroporto Sá Carneiro. «As agências de viagens dizem-nos que os clientes da Galiza, que são os que mais utilizam o Sá Carneiro, estão a anular os voos, porque têm outras hipóteses via Madrid ou Barcelona e não querem ter problemas com a polícia portuguesa por causa das portagens», disse.

Aucun commentaire: