7.12.11

"Azuis" cinzentos empatam com Zenit (0-0) e caiem para a Liga Europa


O FC Porto lutou, atacou mais, teve oportunidades, mas não as conseguiu concretizar. O nulo no Dragão, apurou o Zenit e relegou os azuis e brancos para a Liga Europa, onde vão defender o título.
O FC Porto iniciou o jogo, com a mesma equipa que derrotou o Shakhtar e o Sp. Braga, ou seja com Maicon nas laterais, Defour e João Mourinho e Fernando no miolo e com Hulk na frente do ataque, acompanhado de Djalma e James.
Os dragões tiveram tudo para assegurarem a qualificação e em primeiro lugar, o Shakhtar vencia fora, bastava um golo, um simples "movimentar" de rede para continuar na Liga dos sonhos. O FC Porto entrou com fulgor e vontade, queria abdicar de defender o seu titulo na Liga Europa e assegurar presença nos melhores 16 da Europa.
Faltou sempre a referência, a ave de rapina que tão bem esvoaçou pelas áreas adversárias na época passada. Mas hoje ganhou-se um enorme Moutinho. O pequeno número 8 logo aos 5 minutos, isolou um deslumbrado Djalma que com tamanhas facilidades, não conseguiu bater Malafeev. Malafeev um nome que será amaldiçoado para sempre para os lados do Dragão.
O Zenit esse, foi um vodka de Catenaccio, à italiana, sempre atrás da linha da bola, à espera de um deslize para matar a partida. Danny, "o cãozinho necessitado", foi sempre abafado pela retaguarda dos "dragões" e pelos assobios que vinham da bancada.
Na segunda parte, o FC Porto mudou a face, aparece com mais vontade, Vítor Pereira tirou Defour e colocou James na zona central, Kléber foi para a frente.
O colombiano começou a assumir mais o jogo libertando-se das marcações. Hulk ameaçou logo a abrir com um remate cruzado a passar muito perto do poste (49).
James voltou a tentar a sorte, num remate cruzado com a bola quase a beijar o ferro. Pouco depois o Shakhtar marcava, o sonho tomava forma, mas falhava no conteúdo.
Entrou Varela, arriscava-te tudo, bola para a frente. Moutinho recupera uma bola, cruza para a área, o mesmo destino, as mãos de Malafeev.
O tempo passa, James combina bem com Kléber, dispara, no dragão suspira-se pelo som do ecoar da rede, Malafeev brilha novamente.
Toda a gente de pé, assobia-se o Zenit, entra o capitão Bruno Alves, Rolando vai para a área. O árbitro dá três minutos de compensação, canto para o porto, novo canto, a bola hoje não foi fiel. Acabou! o FC Porto vai defender o título na Liga Europa.

Aucun commentaire: