17.7.13

Texto - Dialogos com o Cristo - 16-07-2013


“-Pai Nosso… com quinto cara… santificado..." 
Interrompeu-me, subitamente,  uma voz de trovão…”- Que é isso oh meu. Que aconteceu a você Amigo de entre todos os ateus?  
“- Desculpa, Amigo do Corcovado, era só para chamar a tua atenção. Bem sei que me admitiste como Amigo, não obstante a minha falta de crença mas não de fé… 
- E você arranjou esse estratagema burro para entrar em contacto comigo?! 
- Desculpa Cara, mas estava desesperado e com as ideias completamente embrulhadas…  
“- Mas com quinquagésimo trovão do filho mais velho! Burro é brasileiro, povo de Vera Cruz não pode chegar a essa estupidez! Você precisava desse esquema pra falar comigo?! Eu que dei a você todo o apoio desde que um dia chegou ao Rio de Janeiro?! Que lhe preocupa? A situação económica em Portugal? A corrupção dos seus políticos? Não fale; aqui no Rio de Janeiro temos os mais descarados de todos; e… 
Atrevi-me a interrompê-lo 
- Amigo do Corcovado, devo Reconhecer que nos, portugueses, estamos no limite de não saber se, resignados, devemos continuar a protestar com convicta indignação ou se devemos enveredar por partir tudo; temos suportado estoicamente, como ratos de laboratório, todas as experimentações da corja detentora do governo e dos seus opositores em Portugal; faz muitos anos que temos vindo a aceitar, sem reagir o assalto permanente e continuo do grande capital aos nossos míseros salários e reformas; quanto mais nos tiram, sem reacção nossa, mais nos continuam a tirar e chegou o tempo em que quando nada mais nos poderem roubar, de enveredar pela violência, para podermos viver ou morrer com dignidade. 
- Calma, amigo ateu; eu até acho que o Povo Português pode “dar a volta” a essa situação extrema, através da cidadania politica. A violência só em ultimo recurso. Mas se não houver outra solução não a excluas, Amigo. E não excluas, exercendo-a, ou não, porque, para o adversário é importante saber que a podes exercer. Sabe que, mesmo lhe compreendendo, não  posso seguir esse seu caminho da violência. 
Essa imagem que você esta vendo é para o Néoliberalismo selvagem, o do capital que vive, como o cuco, do trabalho dos demais. Não posso nem devo dizer palavrões, mas neste momento veio a minha memoria  no seu “internétês: FOD@-SE 
Nos vemos Amigo. 
E desligou, ele, como de costume. 
Bordeaux, 16 de Julho de 2013. 
JoanMira

 

Aucun commentaire: