13.2.12

Portugal afunda-se, Grécia e Irlanda em recuperação

Portugal afunda-se, Grécia e Irlanda em recuperação
A atividade económica em Portugal deverá continuar a cair nos próximos meses, de acordo com os indicadores compósitos avançados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), ao contrário da Irlanda e mesmo da Grécia.
Os indicadores compósitos divulgados hoje - que apontam a tendência de crescimento ou queda a acontecer num período em média à volta de seis meses (entre 4 a 8 meses) - relativos a Portugal voltaram a cair em dezembro, aprofundando a perspetiva de contração para o futuro próximo.
Estes indicadores, nos dados relativos a Portugal, estão a diminuir desde janeiro de 2011 completando já um ano de queda (ver gráfico).
No entanto, os dados relativos à Irlanda e mesmo à Grécia dão conta de um ponto de retoma gradual em sentido inverso ao que acontece com Portugal.
Os indicadores compósitos avançados relativos à Irlanda estão a melhorar há três meses e já se encontram acima da média de longo prazo, enquanto na Grécia a melhoria tem-se verificado consecutivamente nos últimos seis meses.
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/portugal-afunda-se-grecia-e-irlanda-em-recuperacao=f704141#ixzz1mIfo2AyU

Aucun commentaire: