19.12.13

Tribunal Constitucional "chumba" o Governo!


O Tribunal Constitucional (TC) anunciou esta quinta-feira a inconstitucionalidade do diploma que corta 10 por cento nas pensões de reforma e de sobrevivência dos funcionários públicos.
Foram chumbadas as normas a, b, c e d do número 1 do artigo 7º do diploma. As normas analisadas pelo TC determinam a redução em 10 por cento de pensões em pagamento - alíneas a) e c). As alíneas b) e d) determinam o recálculo do montante de pensões que estão em pagamento. A decisão foi tomada por unanimidade.
A fiscalização preventiva da constitucionalidade do decreto 187º da Assembleia da República foi suscitada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, no dia 23 de novembro, que considerou que aquelas normas constituem um "imposto especial".
Chumbo da convergência de pensões custa 388 milhões de euros (20h33)
O chumbo do Tribunal Constitucional ao diploma do regime de convergência de pensões entre o setor público e privado pode provocar um buraco nas contas públicas de até 388 milhões de euros.
As medidas previstas no diploma tinham uma poupança total prevista de 728 milhões de euros, mas esta era uma poupança bruta, já que uma regra que pretendia evitar a dupla penalização de alguns destes pensionistas com a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) acabava por retirar 340 milhões a esta poupança, restando com o total desta medida 388 milhões de euros.
Com este chumbo, o Governo acaba por ter de tapar um buraco nas contas que ronda os 388 milhões de euros.

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O VÍDEO DA CMTV

CORREIO DA MANHÃ

Aucun commentaire: