6.12.13

Texto - Um dia maravilhosamente exemplar no Rio de Janeiro

No verão do Rio  o sol nasce muito cedo; ainda embrulhado nos sonhos, levanta-se  qualquer individuo que queira chegar ao emprego à hora estipulada… 

Depois do duche matinal, sai da casa de banho a transpirar…   Lembra-se da noite bem passada e fica com muitos ciúmes de alguns companheiros da festa acabada; eles só agora a chegar a casa sem preocupações de trabalho... 

Amaldiçoa uma vez mais a penosa vida que leva, tem uma ideia odiosa para o maldito calor que irradia o europeu teletransportado e reza sem esperança que o dia não fique estragado. Mas, o ar condicionado, por enquanto, vai amenizando a situação… 

Mas, logo ao abrir da porta de casa, recebe-se o primeiro aviso: uma baforada infernal que pode até deixar nervoso qualquer animal da savana. De facto o dia vai ficar muito condicionado! 

O segurança abre o portão, olha-se à esquerda, à direita, em frente…No Brasil, os assaltos podem acontecer em qualquer momento. 

Foi bom ter tido a precaução de só levar 50 Reais e deixar  o cartão bancário em casa. Mas, vem-lhe subitamente à ideia os recados dados por indígenas amigos: se for assaltado e não tiver nada para dar em troco, eles vingam-se, e tiram-lhe a vida. 50 Reais contra a vida?... 

Obriga-se a esquecer todos os disparates esperando pelo «ônibus», mas rezando também para conseguir lugar sentado; acontece, efectivamente, de tempos a outros. 

Enfim no emprego! E chega o momento delicioso; ao fim da manhã é tempo de ir tomar o cafezinho da praxe; saindo do edifício, vê-se grande algazarra: uma mulher assaltada  "levou um tiro no pescoço" ao sair do Banco ali ao lado…vitima da “saidinha de Banco”! 

A “saidinha” é o crime mais tradicional no Brasil. Enquanto a vitima vai levantar dinheiro, fora do Banco esperam dois comparsas; com a cumplicidade, algumas vezes do “caixa”, a vítima é esperada e os assaltantes, à saída, reclamam-lhe o montante exacto que levantou! Claro que acompanham o pedido com um "pistolão" dissuasivo! 

Dizem os policias menos corruptos que o melhor é não resistir e entregar tudo o que possua. Mas mesmo dando tudo não é garantia que os bandidos, na maior parte dos casos, adolescentes drogados, não cometam o irreparável…  

Se sobreviveu até ao fim da tarde, é tempo de regressar a casa, passando pelo Banco, para levantar os Reais da noite sem ser assaltado. 

Se assim for, viveu um dia maravilhoso, na mesma maravilhosa cidade e vai poder curtir mais uma noite bacana no Rio de Janeiro. 

Bordeaux, 6 de dezembro de 2013. 

Texto e foto
JoanMira 

Aucun commentaire: