Libellés

29.3.15

Aconteceu a 29 de março de... 1998

A 29 de Março de 1998, 
é inaugurada a Ponte 
Vasco da Gama. Com 
uma extensão de cerca 
de 17 Km, estabelece a 
ligação entre Lisboa e a 
margem sul do rio Tejo.

Fot'Arte - "Toulouse em BD" - 07-03-2015

"Toulouse em BD"

07-03-2015
JoanMira

Raquel Taraborelli - "Tropical" - Pintora brasileira contemporânea

        "Tropical"

UBI acelera processo na luta contra o cancro

Elizabete Costa

Elizabete Costa
Uma investigadora da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior desenvolveu agregados celulares (esferóides) que reproduzem a estrutura dos tumores que afetam os seres humanos. Estes modelos tridimensionais de tumores permitem testar, com um baixo custo, novos medicamentos que possam ser usados no tratamento do cancro. Esta tecnologia permite replicar vários tipos de tumores e reduzir a utilização de animais em ensaios pré-clínicos. 
Todos os medicamentos, antes de serem testados em humanos, passam por uma fase de ensaios em modelos celulares e/ou animais.


Ilídio Correia orienta a tese de doutoramento
Ilídio Correia orienta a tese de doutoramento
«Nos últimos dois anos reproduzimos agregados celulares muito semelhantes aos tumores que ocorrem nos humanos e verificámos que é possível reproduzi-los em larga escala e com um baixo custo», disse Elisabete Costa, investigadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde que este ano recebeu uma bolsa de doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia para prosseguir o trabalho orientado por Ilídio Correia, diretcor do Mestrado em Ciências Biomédicas da FCS.

Desde o início da investigação e desenvolvimento de uma molécula que possa vir a ser integrada num medicamento até à comercialização desse fármaco podem decorrer vários anos – se o processo for bem-sucedido. Muitas vezes a molécula não chega a passar dos ensaios clínicos, seja devido aos efeitos secundários ou a problemas de segurança. «Até aqui os testes eram feitos em células cultivadas em duas dimensões que não permitiam reproduzir as características dos tumores que afectam os seres humanos. Os modelos tridimensionais que criámos conseguem mimetizar a estrutura dos tumores e contribuir para avaliar se um determinado medicamento vai ou não ter a capacidade de matar as células cancerígenas», acrescentou a investigadora.

Na produção dos esferóides foram usadas células do cancro da mama e do colo do útero. Além dos testes já realizados com células em cultura «foi possível confirmar» que os novos medicamentos, usados para o tratamento dos dois tipos de cancro, «foram eficazes quer nos esferóides [criados em laboratório] quer em animais», sublinhou.

Esferóides são agregados celulares (Imagem cedida pela Unidade de Tecnologia de Células Animais do iBET)
Esferóides são agregados celulares (Imagem cedida pela Unidade de Tecnologia de Células Animais do iBET)

Usar este tipo de modelos celulares apresenta duas vantagens em relação aos modelos animais: manter células em cultura é menos dispendioso do que manter um biotério e por outro lado, ao se usarem células humanas temos uma maior confiança sobre os efeitos terapêuticos do fármaco.

«O projecto pode despertar o interesse da indústria farmacêutica uma vez que estas empresas pretendem testar novos fármacos em plataformas baratas, para reduzir os custos associados ao desenvolvimento de medicamentos, obtendo resultados com maior fiabilidade e rapidez», concluiu Elisabete Costa.
Ciência hoje - Portugal

Astronomy picture of the day - 2015 March 29 - Shadow of a Martian Robot

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Shadow of a Martian Robot 
Image Credit: Mars Exploration Rover MissionJPLNASA
Explanation: What if you saw your shadow on Mars and it wasn't human? Then you might be the Opportunity rover currently exploring Mars. Opportunity has been exploring the red planet since early 2004, finding evidence of ancient water, and sending breathtaking images across the inner Solar SystemPictured above in 2004, Opportunity looks opposite the Sun into Endurance Crater and sees its own shadow. Two wheels are visible on the lower left and right, while the floor and walls of the unusual crater are visible in the background. Opportunity is continuing on its long trek exploring unusual terrain in Meridiani Planum which continues to yield clues to the ancient history of Mars, our Solar System, and even humanity.