Libellés

17.9.11

Video - UrtheCast: empresa canadiana quer ser o YouTube orbital

Já imaginou ver o planeta azul, ao vivo e em alta definição, através de streaming? Em breve será possível graças ao serviço UrtheCast, que se prepara para instalar câmaras na Estação Espacial Internacional.
(ISS/NASA)
(ISS/NASA)
A empresa canadiana UrtheCast dedica-se a um único objetivo: criar o primeiro stream de vídeo do globo terrestre em alta definição. Para isto, a empresa associou-se à Estação Espacial Internacional (ISS) onde serão instaladas duas câmaras que vão captar imagens e vídeo do planeta.
A UrtheCast – cujo nome se pronuncia ‘earthcast’ – vai instalar as suas câmaras no módulo russo da estação. Uma delas será de alta definição, capaz de captar vídeos a 3,25 frames por segundo, com uma resolução comparável à do serviço Google Earth.

Outra câmara de menor definição será usada para captar imagens da superfície terrestre. Cada uma das fotos recolhidas cobrirá uma área de 40 quilómetros e os utilizadores vão ser capazes de “ver objetos artificiais e grupos de pessoas”.
Estas câmaras serão construídas pela empresa britânica Rutherford Appleton Laboratories e as suas imagens vão ser enviadas para diversos servidores espalhados pelo globo, sendo depois compilados e disponibilizados na plataforma online da UrtheCast.

O projeto promete “uma mistura de versão vídeo do Google Earth com as funcionalidades de visualização e pesquisa do YouTube”, assim como se acredita que venha a permitir a ligação a redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Google+.

Eu, "cubano", "bastardo do Continente", repudio o "calhau grego" da Madeira



Durante anos a fio, Alberto João Jardim foi tratado com a condescendência que temos para com os loucos. Apesar dos evidentes tiques totalitários, dos insultos recorrentes à República "dos cubanos" e a todos os seus protagonistas, o senhor das ilhas tem beneficiado do facto de a classe política, de forma generalizada, se vergar à sua personalidade com uma espécie de temor reverencial.
Descobrimos agora que, ao longo de vários anos, Jardim manipulou as contas da Região e escondeu ao Banco de Portugal e ao Instituto Nacional de Estatística um desvio de mais de 1100 milhões de euros nas finanças públicas regionais, dando desta forma uma violenta machadada na credibilidade da República junto das instituições internacionais.
Se a 9 de Outubro a opção dos eleitores for renovar a maioria absoluta de Jardim, e após tantos anos a validar as ameaças de independência da Madeira, é tempo então de os madeirenses assumirem autonomicamente os sacrifícios a que todos estamos obrigados.

NASA: não sabe onde vão cair 500 kg de satelite



A queda prevista na Terra para final deste mês e início de Outubro de um satélite com mais de vinte anos está a preocupar a agência espacial norte-americana NASA. A região do Planeta onde os mais de 500 quilos de metal podem cair ainda não está determinada. A agência espacial admite que a probabilidade de os restos do satélite atingirem alguém é muito reduzida.