Libellés

19.9.12

Insatisfação com o Governo dá maioria absoluta à esquerda

A onda de descontamento com o Governo que varreu o país nas últimas semanas tem agora uma expressão numérica clara. Se as eleições fossem hoje, o PSD não iria além dos 24%, segundo uma Sondagem da Universidade Católica elaborada para o JN.
No anterior barómetro realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião daquela universidade, em junho de 2012, o PSD contava com 36% dos votos do eleitorado.
Os inquéritos de setembro foram realizados dias 15, 16 e 17, já depois do anúncio das novas medidas de austeridade que tanta polémica têm levantado, concretizando a fissura entre o eleitorado e o partido do Governo, que caiu 12 pontos percentuais, para os 24%.
Recorde-se que o PSD ganhou as últimas eleições legislativas com 38,7%, votação que, somada aos 11,7% obtidos pelo CDS, lhes permitiu formar uma coligação com maioria absoluta. Nessas eleições, o PS só conseguiu 28,1% dos votos. Este barómetro de setembro indica que os socialistas conquistariam 31% dos eleitores.
Mas não foi o PS o que melhor capitalizou a descida do partido laranja. Apesar de passar para a frente nas sondagens, o partido liderado por António José Seguro caiu em relação a junho de 2012, na percentagem de votos, de 33% para 31%.
Os partidos mais à esquerda são os que mais aproveitaram a insatisfação do eleitorado com a condução governativa do país. A CDU subiu de 9% para 13% nos resultados eleitorais, e o Bloco de Esquerda cresce de 9% para 11%.

The 35 most amazing libraries in the world - 4. Yale University Beinecke Rare Book and Manuscript Library, New Haven, CT

4. Yale University Beinecke Rare Book and Manuscript Library, New Haven, CT



The Yale University Beinecke Rare Book and Manuscript Library is the largest building in the world that has the express purpose of preserving rare books and manuscripts. The library’s holdings are incredible and include special collections of numerous important writers including Rudyard Kipling, D.H. Lawrence, Sinclair Lewis, and Joseph Conrad. The central shelving area of Beinecke is a beautiful structure with glass walls and soft lighting that protect the works from direct light. The library is accessible to the public and it’s exhibition hall displays many of the library’s rare works, including an original Gutenberg Bible, one of only 48 copies.

Diálogos com o Cristo – 4


- Amigo do Corcovado, agora que somos amigos, permite-me que te coloque algumas questões que me suscitam muitas duvidas.
- Diz-là, responde-me o Cristo, com voz clara de quem não bebeu um “chopito” e jovial de quem tem a certeza do propósito.
- Tenho muitas duvidas acerca da existência de Deus e do seu desempenho de “Criador”.
Como sabes, eu não acredito na sua “obra” porque penso que um ser imaterial não pode criar matéria, a não ser que ele próprio faca parte da matéria e, nesse caso deixava de ser imaterial.
Qualquer ser dotado de razão não pode conceber que do nada se possa tirar e fazer qualquer coisa!
Suponhamos um matemático. O nada para ele é o zero; multiplicando, da forma que entender, o zero pelo zero ou por algum outro valor, o resultado será sempre o zero ou seja, NADA!
Com nada, nada se pode fazer; de nada, nada se obtém. O gesto criador é, pois, um gesto impossível de admitir, um absurdo.
O Amigo do Corcovado, devo confessar, ouviu-me com toda a paciência, sem me interromper; mas aproveitando uma breve pausa minha, retorquiu:
- Amigo ateu, os teus argumentos são conhecidos; citar-te-ei apenas um exemplo: dois amigos como nos, um crente e filosofo, outro filosofo e cientista, discutiam: dizia o primeiro que Deus estava no cimo da montanha; o outro discordava, obviamente; até que decidem subir la acima para tirarem as coisas a limpo; resultado: o cientista encontrou o Criador no cimo… E, confuso, disse ao Amigo: você até tinha razão, so que não demonstrou!  
- Amigo do Corcovado, eu acredito na tua boa fé, mas é impossivel exigir de mim que aceite sem demonstração; penso ser a  “criação” uma expressão místico-religiosa, que pode ter algum valor aos olhos das pessoas a que agrada crer naquilo que não compreendem e a quem a fé que se impõe tanto mais quanto menos a percebem. Mas devemos convir que a palavra criar é uma expressão vazia de sentido para todos os homens cultos e sensatos, para quem uma palavra só tem valor quando representa uma realidade ou uma possibilidade
- Amigo Mira, você até um cara bacano; não me convenceu, mas aceito a sinceridade dos seus argumentos; vamos continuar o nosso dialogo noutro dia porque já é tarde e até eu preciso de descansar; Ta?
- Cristo meu Amigo, vai la dormir descansado; se me permitires voltarei ao dialogo.
- Dorme bem Amigo.
- Um abraço.
Rio de Janeiro, 18 de Setembro de 2012
JOANMIRA