Libellés

7.11.11

Desenho - Angelita


07-11-2011

Diz "O Pais do Burro"


Enquanto Berlusconi e os amigos da imprensa se divertem com o jogo do mentido e do desmentido da sua demissão, os juros da dívida italiana batem recordes nos mercados secundários e aproximam-se dos tais 7 por cento que, depois de transpostos, escancararam as portas da Grécia, Irlanda e Portugal à imposição da agenda política de austeridade selectiva e desmantelamento de serviços públicos. A imprensa de mercado diz que o “foco da crise é a Itália”. Nada que ver, portanto, com o Tratado de Lisboa que, na mesma imprensa, se leu afastaria a Europa de qualquer sobressalto.

Esta verdade oficial não é a versão oferecida no vídeo junto. Sem um Orçamento europeu digno desse nome, a Europa abdicou da política orçamental como instrumento de política económica. Restava-lhe a política monetária, mas também deu mais jeito a muita gente abdicar dela e pô-la ao serviço dos lucros do sector financeiro. Sobrou a boa vontade e o moralismo de Merkel e Sarkozi. E o sentido de Estado e responsabilidadezinha patriótica dos seus serviçais.

Irão: árbitro espancado por jogadores e adeptos (video)

Cenas horríveis no Chooka Talesh-Shahrdari Dezfool



São imagens como estas que assustam. Entristecem. No Irão um árbitro foi brutalmente espancado em campo. Primeiro por jogadores do Chooka Talesh, depois por adeptos do clube. Tudo por ter mostrado um segundo cartão amarelo ao capitão de equipa na partida frente ao Shahrdari Dezfool. Mesmo que a decisão tivesse sido errada, nada justifica o horror que as imagens denunciam.