Libellés

12.8.11

TV LIVE - GIL VICENTE-BENFICA

Imagem do dia (12-08-2011)

12.08.2011
Turistas nadam com um tubarão-baleia de seis metros de comprimento na baía de Hanifaru das Maldivas. Todos os anos, centenas de tubarões-baleia e mantas gigantes reúnem-se para o frenesim anual de plâncton em Julho e Agosto. Por razões de conservação desta baía única no mundo, o país programa proibir os mergulhos na zona. Reuters

O designer Tristan Manco escolheu um trabalho português para a lista do jornal Guardian

O mais difícil é não o ver e olhe que é uma obra de arte importante: suba ou desça a Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, do Marquês para o Saldanha, e tenha atenção aos prédios degradados. Um deles acaba de entrar numa lista do jornal britânico The Guardian como um dos 10 melhores trabalhos de arte urbana do mundo.

A escolha é do designer Tristan Manco, um artista com obra e livros sobre arte urbana. Se ainda não reparou, da próxima vez desça ou suba a avenida com atenção: a ocupar os quatro andares da fachada principal, pode ver a pintura de Blu, um artista que vive em Bolonha, que representou um barão do petróleo a sugar o mundo, com uma coroa que termina aproveitando os pináculos do edifício. Na fachada lateral, o árabe segura um homem de braços abertos numa janela é uma obra dos Gémeos brasileiros que recentemente fizeram uma exposição no Museu Berardo.

A pintura de fachadas de edifícios degradados em Lisboa fazem parte do projecto Cronos, uma iniciativa que começou em 2010 com o apoio da câmara municipal, promovido por três artistas: Ângelo Milano, Pedro Soares Neves e Alexandre Farto – que também viu uma das suas obras entre as 10 nomeadas por Trintan Manco. São dois retratos numa parede velha em Londres, que o artista pintou por ocasião do Cans Festival em 2008.

É a lista das 10 melhores obras de arte de rua, publicada pelo jornal britânico Guardian.

BENFICA: Jorge Jesus convoca quatro defesas para Barcelos

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, convocou hoje apenas quatro defesas para a visita ao Gil Vicente, sexta-feira, na primeira jornada da Liga portuguesa de futebol, para a qual leva 19 jogadores.
Sem poder contar com Luisão, castigado, e Miguel Vítor, com problemas físicos, Jesus manteve fora da convocatória o espanhol Joan Capdevila, por opção.
Assim, o uruguaio Maxi Pereira, o argentino Ezequiel Garay e os brasileiros Jardel e Emerson são os defesas disponíveis, aos quais se pode juntar o médio Ruben Amorim, várias vezes utilizado a lateral direito.
Também fora das opções ficou o avançado paraguaio Óscar Cardozo, que atuou pela sua seleção e não chegou a tempo de ser utilizado frente aos barcelenses.
Na lista de Jesus, está o jovem uruguaio Rodrigo Mora, muito pouco utilizado na pré-temporada.
O Benfica defronta hoje o Gil Vicente, às 20:45, numa partida que terá arbitragem do setubalense João Ferreira.
Lista dos 19 convocados:
  • Guarda-redes: Artur Moraes e Eduardo.
  • Defesas: Maxi Pereira, Jardel, Garay e Emerson.
  • Médios: Ruben Amorim, Javi García, Matic, Witsel, Bruno César, Enzo Pérez, Nolito, Aimar, David Simão e Gaitán.
  • Avançados: Saviola, Jara e Rodrigo Mora.
Lusa

Crianças encontradas mortas em carro queimado


Crianças encontradas mortas em carro queimado

Duas crianças foram encontradas já sem vida dentro de um carro queimado, também consumido pelas chamas, numa floresta na Alemanha, informa a imprensa alemã.

A descoberta ocorreu de madrugada quando uma testemunha ligou para a polícia depois de ter avistado uma pessoa muito queimada a vaguear na floresta junto à cidade de Börnicke, pelas 4:00 da manhã.

A vítima queimada foi levada para o hospital. Estima-se que as crianças tenham perto de 14 anos. O caso está agora em investigação, mas a polícia já adiantou que não tem certezas sobre se o incidente foi crime ou acidente de viação.

Vitor Gaspar anuncia congelamento de progressões



O ministro das Finanças, Vitor Gaspar, anunciou na manhã desta sexta-feira novas medidas de corte na despesa pública. Nos ministérios da Defesa e da Administração Interna há a partir do próximo mês um congelamento das progressões remuneratórias.
Vitor Gaspar acrescentou que há um desvio de 1.1% na execução orçamental. Alteração que obriga a realizar um ajustamento na calendarização das medidas.
O titular das Finanças revelou estar satisfeito com a avaliação positiva das medidas.

Ministério fecha 297 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico

Ministério fecha 297 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico | © DRO Ministério da Educação e Ciência, através da Secretaria de Estado do Ensino e Administração Escolar, concluiu mais uma fase do processo de reorganização da rede escolar e vai encerrar 297 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico. A região Norte é a mais afectada.
Segundo o comunicado do Ministério da Educação, os alunos "destes estabelecimentos de ensino iniciam o novo ano lectivo em centros escolares ou escolas com infra-estruturas e recursos que permitem melhores condições de ensino. Nas escolas de destino, os alunos vão encontrar espaços educativos com mais qualidade e melhores condições para obterem sucesso escolar".
O ministério liderado por Nuno Crato garante que o processo de reorganização da rede vai prosseguir no próximo ano lectivo.
Das escolas que vão encerrar 131 localizam-se na região  Norte. Em Penafiel vão encerrar 11 estabelecimentos de ensino, em Santo Tirso 10, em Gondomar e Paços de Ferreira vão fechar oito. No concelho do Porto não há escolas encerradas.
Na região centro vão encerrar 85 escolas, e o concelho de Viseu é o mais afectado, com 11 estabelecimentos de ensino a encerrar.
Na região de Lisboa e Vale do Tejo vão fechar, no próximo ano lectivo 67 escolas, com 12 estabelecimentos a encerrar no concelho de Alcobaça.
No Alentejo vão fechar apenas cinco escolas, quatro em Beja e uma no Redondo.
Finalmente no Algarve, o Ministério da Educação ordenou o encerramento de sete escolas, duas em Loulé e Vila do Bispo, respectivamente e uma em Lagoa, Vila Real de Santo António e Albufeira