Libellés

17.11.11

Angola: José Eduardo dos Santos vai ser candidato em 2012



José Eduardo dos Santos esclareceu hoje uma das dúvidas mais relevantes da política angolana
O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, quebrou hoje um tabu ao mostrar-se disponível para um novo mandato presidencial a partir das eleições que vão ter lugar no terceiro trimestre de 2012.
Numa conferência de imprensa conjunta com Pedro Passos Coelho, o líder angolano - que está no poder desde 1978 - disse que essa é uma decisão que cabe ao MPLA, mas que "como militante histórico, está, naturalmente, disponível para aceitar a decisão do partido".
Com a nova constituição de Angola, o Presidente da República é o cabeça de lista do partido mais votado nas eleições legislativas. Assim, quem encabeçar as listas do MPLA, que vão ser escolhidas num congresso em dezembro, será com toda a probabilidade presidente.
A decisão de continuar ou de passar a pasta - nomeadamente a Manuel Vicente - era uma das dúvidas mais relevantes da política angolana, que, com esta declaração, fica resolvida.
A frase de José Eduardo dos Santos foi proferida em resposta a uma pergunta do Expresso.

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/jose-eduardo-dos-santos-vai-ser-candidato-em-2012=f688444#ixzz1dyxqtJ6w

Imagem - A Europa segundo a Nasa

A Europa, segundo a Nasa

A imagem do dia 17-11-2011


See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available. 
Pleiades to Hyades
Image Credit & Copyright: Rogelio Bernal Andreo
Explanation: This cosmic vista stretches almost 20 degrees across the gentle constellation Taurus. It begins at the Pleiades and ends at the Hyades, two of the best known star clusters in planet Earth's sky. At left, the lovely Pleiades star cluster is about 400 light-years away. In a familiar celestial scene, the cluster stars shine through dusty clouds that scatter blue starlight. At right, the V-shaped Hyades cluster looks more spread out compared to the compact Pleiades and lies much closer, 150 light-years distant. Of course, the Hyades cluster stars seem anchored by bright Aldebaran, a red giant star with a yellowish appearance. But Aldebaran actually lies only 65 light-years away, by chance along the line of sight to the Hyades cluster. Faint dust clouds found near the edge of the Taurus Molecular Cloud are also evident throughout the remarkable 12 panel mosaic. The wide field of view includes the youthful star T Tauri and Hind's variable nebula about four degrees left of Aldebaran on the sky.

Parodia: nova letra do hino nacional

NOVA LETRA DO HINO NACIONAL

Heróis do mal
Pobre Povo
Nação doente
E mortal
Expulsai os tubarões
Exploradores de Portugal
Entre as burlas
Sem vergonha
Ó Pátria
Cala-lhe a voz
Dessa corja tão atroz
Que há-de levar-te à miséria
P'ra rua, p'ra rua
Quem te está a aniquilar
P'ra rua, p'ra rua
Os que só estão a chular
Contra os burlões
Lutar, lutar !

(do nosso correspondente José Ferreira)

Deputado Carlos Gonçalves pede atenção especial para emigrantes em Andorra, Clermond-Ferrand e Frankfurt

Lisboa, 16 nov (Lusa) - O deputado do PSD eleito pela emigração, Carlos Gonçalves, defendeu hoje uma atenção especial para as comunidades portuguesas de Andorra, Clermond-Ferrand (França) e Frankfurt (Alemanha), depois de o governo ter anunciado o encerramento de postos consulares nestas cidades.
"Gostaria de chamar a atenção para três comunidades: Andorra, Clermond-Ferrand (França) e Frankfurt (Alemanha), que são aquelas que deverão merecer mais atenção do governo caso se confirme a decisão comunicada pelo ministro", disse Carlos Gonçalves.
Em declarações à agência Lusa à margem da apresentação do orçamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Carlos Gonçalves admite que possa haver encerramentos, mas pede "sensibilidade" para que se encontre uma forma de atender as populações da melhor forma possível.
O deputado social-democrata acredita "no sucesso das permanências consulares" apresentadas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.
O parlamentar não se mostrou "preocupado" com a fusão da língua e da cooperação num único instituto, considerando que poderá até ser benéfico integrar as duas políticas.
Lembrou que a transferência do ensino para o Instituto Camões pela mão do anterior governo socialista "não correu da melhor maneira", e responsabilizou o anterior executivo pelo corte de 50 professores hoje assumido pelo governo.
"Não me choca [a fusão], acho é que o ensino do português tem que ser a prioridade das prioridades. A integração de serviços pode ajudar à melhor forma de usar os dinheiros públicos e quero acreditar que há uma política de língua que de uma vez por todas vai ser afirmada", disse.
O deputado considerou ainda que no âmbito bilateral, Portugal tem que ser mais firme na defesa da língua portuguesa onde há comunidades.
"Há países como a França onde acredito teria sido possível ter mais oferta de ensino local se tivéssemos sido mais firmes", disse Carlos Gonçalves.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje o encerramento de sete embaixadas, quatro vice-consulados e um escritório consular.
Paulo Portas acrescentou que a jurisdição do vice-consulado de Frankfurt (Alemanha) vai passar para Estugarda, Osnabruck para Dusseldorf, a de Clermont-Ferrand (França) passa para Lyon e Nantes para Paris. O escritório consular de Lille passará para Paris, disse.
CFF
      Lusa/Fim
--------------------

Ministro andorrano lamenta encerramento de embaixada portuguesa no Principado



O MNE andorrano, Gilbert Saboya, lamentou hoje que o Governo português “tenha chegado à situação de ter que tomar a decisão” de fechar a Embaixada em Andorra e espera que se mantenha uma "estrutura mínima consular" no Principado.
 Andorra la Vella, 16 nov (Lusa) – O ministro dos Negócios Estrangeiros andorrano, Gilbert Saboya, lamentou hoje que o Governo português “tenha chegado à situação de ter que tomar a decisão” de fechar a Embaixada em Andorra e espera que se mantenha uma "estrutura mínima consular" no Principado.
Após um encontro hoje à tarde com José Manuel Silva, o conselheiro da comunidade portuguesa em Andorra, Saboya acrescentou que, como não se trata de uma decisão política, mas de uma reestruturação de embaixadas e consulados, tem esperança que no futuro “haja uma estrutura mínima consular”, para a qual o Governo e os representantes da comunidade portuguesa podem contribuir.
O ministro, citado pela agência andorrana ANA, lamentou o fecho da embaixada e da secção consular “porque há uma comunidade de residentes importante, que contribui para o crescimento económico, que está integrada e que já tem filhos de nacionalidade andorrana”.
Lambrando que a decisão do Governo português não foi politicamente motivada, Saboya disse que Andorra vai continuar a manter “boas relações diplomáticas” com Lisboa e afirmou ainda que vê este encerramento como “uma suspensão temporária e que é necessário garantir que a comunidade portuguesa não fique sem assistência (consular)”.
Em Andorra, vivem cerca de 13 mil portugueses (cerca de 20 por cento da população de Andorra, de acordo com Saboya).
Hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, anunciou no Parlamento o encerramento de sete embaixadas, incluindo a de Andorra, quatro vice-consulados e um escritório consular.
À saída do encontro com Saboya, José Manuel Silva, afirmou que os emigrantes portugueses em Andorra poderão vir a receber assistência consular cerca de duas vezes por mês.
Segundo a ANA, o conselheiro português disse que essa assistência consular poderá acontecer se houver progressos as conversações dos representantes da comunidade em Andorra com as autoridades portuguesas.
Depois de dizer que os portugueses se sentem “abandonados” pelo seu governo e dececionados pela decisão do encerramento da Embaixada em Andorra, o conselheiro disse que agora é preciso conseguir uma “estrutura consular” para que os portugueses possam tratar dos trâmites administrativos sem terem de se deslocar a Barcelona.
O ministro Paulo Portas referiu hoje, no parlamento, que os serviços da embaixada de Andorra passam a ser assegurados pela Embaixada em Madrid e pelo Consulado de Barcelona.
O conselheiro também criticou o facto de o anúncio do encerramento de embaixada de Andorra coincidir com a abertura de uma embaixada no Dubai, já que “não vê como uma reestruturação pode ser baseada em termos económicos”.
José Manuel Silva espera que algum político vá a Andorra explicar esta decisão do encerramento da embaixada, pois obteve as informações através da comunicação social e posteriormente com o deputado social-democrata Carlos Gonçalves.
O conselheiro espera conversar em breve com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.
Os portugueses em Andorra vão manter a manifestação no sábado à tarde, em frente à embaixada portuguesa em Andorra, e os representantes da comunidade esperam também pela confirmação da data da reunião solicitada ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
CSR.
        Lusa/fim
---------------------