Libellés

29.4.15

Texto - Historias veridicas da Emigração - Auto de interrogatorio a cidadão reguila


Estava eu tão descansado naquela linda manhã, respirando perfumes de maio, quando fui interrompido por estridente e telefónico som inimigo:

“Allô… daqui fala Pinto Barradas. O senhor chanceler vai ter que ouvir em auto de interrogatório, a pedido da Justiça portuguesa, um cidadão que fez das boas…

- Sim, claro, senhor cônsul-geral, vou chama-lo à sala de espera?

- Sim…Não…Espere ai, eu próprio o levo ao seu gabinete”.

E apareceram-me em curto prazo o corpanzil do cônsul empurrando o frágil “arguido”.

- “Tome la, - lançando a carta precatoria - e extraia dele tudo o que for necessário para boa elucidação da autoridade.”. E saiu repentinamente para se dedicar, decerto, a actividades mais importantes.

- “Senhor…?”

- “Jaquim Manoel”, responde com largo sorriso o faltoso.

Li rapidamente e em silêncio o termo de culpa, sem de vez em quando ter de reprimir um esboço de riso. A situação era cómica e eu, transformado em magistrado, tinha de manter um oficial respeito.

Li ao arguido o relatório elaborado pelo cabo-comandante da GNR do Seixal…

O Jaquim Manoel era o protótipo do tuga bem disposto; amável, risonho mas, que quando a coisa saia para o torto, não deixava crédito por mãos alheias…Pequenino, moreno de cabelo preto, bigodaça enorme, ia sorrindo à medida que lhe lia o auto.

E o auto redigido pelo cabo tinha uma certa graça.

- “Eram 4 horas da manhã quando vi um carro de matricula estrangeira aproximar-se do ponto de controlo a alguma velocidade. Instado a parar, o conductor parou. Como lhe fiz a observação de que me parecia estar ébrio, rindo me respondeu: “Pois, tive numa festa e querias que bebesse agua seu labrego”.

Ignorando o insulto, pedi-lhe que soprasse no detector de alcoolemia, ao que me respondeu: “Só sopro depois de tu soprares seu manguela”…

Pedi-lhe, então que me mostrasse os documentos de identificação e da viatura, ao que me respondeu: “Eu mostro-te é o caralho!”.

“Diga-me então o seu nome” ao que respondeu: “Olha, em português é Jaquim Manoel e em francês é tens os cornos virados para tras”…

De paciência esgotada apontei-lhe a arma de serviço; mas o individuo saindo bruscamente do veiculo, apoderou-se da mesma, deu-me dois pares de estalos, rasgou-me a farda e pirou-se. Viria a saber algumas horas depois que já se encontrava no estrangeiro de França.

Logicamente, o assunto não sendo meu, esperei a sua saída para desatar umas gargalhadas largas.

Bem, confesso que perante o pitoresco da situação apenas pedi ao Jaquim Manel que assinasse o depoimento…

29-04-2015

JoanMira       

Fot'assim - "New York - To the memory of the black people murdered in the United States" 29-04-2015

"New York - To the memory 
of the black people murdered 
in the United States"

29-04-2015
JoanMira

Fot'Arte - "Vegetação, telhados, carro em cima, carro em baixo" - 29-04-2015

"Vegetação, telhados, carro em cima, carro em baixo"

29-04-2015
JoanMira

Nave espacial russa está a cair sem controlo em direção à Terra



Uma nave espacial não tripulada que levava mantimentos para a Estação Espacial Internacional está a cair em direção à Terra, aparentemente de forma descontrolada, disse esta quarta-feira uma fonte não identificada em declarações à agência AFP.
“Começou a descida. Não tem mais nenhum sítio para onde ir”, disse um responsável conhecedor da situação à AFP, sob condição de anonimato, antes de uma declaração da agência espacial russa, que é esperada ainda esta quarta-feira.
“É agora claro que começaram reações absolutamente incontroláveis”, acrescentou esta fonte, que a agência francesa não identifica, mas que explica que a descida marca o fim da missão ‘Progress’, apesar de as autoridades russas ainda irem tentar mais uma vez a comunicação.
“Marcámos mais duas comunicações para tranquilizar a nossa consciência”, disse o responsável, acrescentando que é difícil prever quando é que o veículo cairá, de facto, na Terra.
O foguetão Soyuz que levava a nave Progress M-27M com mantimentos para a Estação Espacial Internacional foi lançado na terça-feira, mas as comunicações foram perdidas pouco depois.
Um porta-voz da agência russa não quis comentar o sucedido.
O programa espacial russo é um motivo de orgulho para a população local, mas nos últimos an- os têm surgido uma série de contratempos e falhanços, nomeadamente a perda de vários satélites e a queda de uma nave similar, em 2011, na Sibéria.
O vice-primeiro-ministro russo com o pelouro da indústria aeroespacial, Dmitry Rogozin, atualmente na China, disse estar em constante contacto com a agência espacial e escreveu no Twitter: “Estamos todos preocupados com a nossa nave de carga”.
A NASA disse entretanto que a nave espacial levava a bordo material fundamental para a secção norte-americana da Estação Espacial Internacional, mas que os astronautas têm mantimentos suficientes para os próximos meses.
Observador - Portugal 

Astronomy picture of the day - 2015 April 29 - Comet Churyumov Gerasimenko in Crescent

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Comet Churyumov Gerasimenko in Crescent 
Image Credit: ESARosetta, NAVCAM; processing by Giuseppe Conzo
Explanation: What's happening to Comet 67P/Churyumov–Gerasimenko? As the 3-km wide comet moves closer to the Sun, heat causes the nucleus to expel gas and dust. The Rosetta spacecraft arrived at the comet's craggily double nucleus last July and now is co-orbiting the Sun with the giant dark iceberg. Recent analysis of data beamed back to Earth from the robotic Rosetta spacecraft has shown that water being expelled by 67P has a significant difference with water on Earth, indicating that Earth's water could not have originated from ancient collisions with comets like 67P. Additionally, neither Rosetta nor its Philae lander detected a magnetic field around the comet nucleus, indicating that magnetism might have been unimportant in the evolution of the early Solar System. Comet 67P, shown in a crescent phase in false color, should increase its evaporation rate as it nears its closest approach to the Sun in 2015 August, when it reaches a Sun distance just a bit further out than the Earth.