Libellés

28.8.11

Eu também quero este tipo de emprego: docente ganha 251 euros/hora



Um professor da Escola Secundária António Nobre, no Porto, que acumula funções no colégio privado Ellen Key ganha 251,41 euros por hora. O valor é permitido por lei, que apenas limita o número de horas a acumular.
O docente está nos quadros da Secundária e é, há alguns anos, director pedagógico no colégio Ellen Key. Para acumular as funções, teve de pedir autorização ao Ministério da Educação, que obteve. Também cumpre o limite de horas (cujo máximo é seis). Mas o que choca as federações sindicais é o montante que recebe do colégio, um dos estabelecimentos que tem contrato de associação.
"É muito elevado, mas sabemos que há uma diversidade de valores na remuneração. Cada escola é que decide. Preferimos sempre que o ensino privado seja feito por professores próprios em vez de terem de recorrer ao público. Entendemos que a acumulação só deve ser feita em casos extraordinários", diz João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional da Educação.
"Não deixa de ser um valor no mínimo obsceno. É necessário que, no futuro, os professores com mais anos de serviço que tenham redução do tempo lectivo no ensino público não passem a acumular esse horário no privado", alertou Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais.
O CM não conseguiu obter uma declaração do docente.
CASO NÃO É ÚNICO NO COLÉGIO
O caso do director pedagógico do colégio Ellen Key não é único. No ano passado, este estabelecimento de ensino tinha vários professores de outras escolas do Porto a acumular horas, mas de forma ilegal.
Os docentes em questão recebiam do colégio, mas não declaravam esses pagamentos ao Estado. Foram abertos processos disciplinares, dos quais resultaram 20 dias de suspensão, em pena suspensa, para todos eles. O colégio não sofreu qualquer consequência.
Ao que o CM apurou, a situação do director pedagógico acontece em mais colégios de várias zonas do Porto e do país. A Escola Secundária António Nobre diz não ter conhecimento destes casos. A direcção do colégio Ellen Key está de férias.

CM

Turismo: Portugal made in Spain...



Se Portugal tivesse Ministério da Cultura ou Secretaria de Estado do Turismo, este filme de 56 minutos poderia bem ser Português. Mas como Portugal não tem, este filme é uma produção da TVE. Made in Spain... "Gracias" Pais do Burro! 

Avioneta faz aterragem de emergência em plena rua

Avião faz aterragem em plena rua (EPA/JUERGEN MAHNKE)
Um pequeno avião fez, este domingo, uma aterragem de emergência em plena rua em Stockstadt, na Alemanha. Duas pessoas ficaram feridas no acidente, o piloto e a mulher.

O piloto viu-se obrigado a fazer uma aterragem numa área residencial, por causa de um problema técnico. A avioneta ainda tocou no telhado de uma casa e derrubou uma antena satélite e um candeeiro de rua.

Campo Maior: 40 pessoas causam desacatos nas Festas do Povo



Um grupo de 40 pessoas causou na noite de sábado desacatos nas Festas do Povo de Campo Maior, em Portalegre, tendo um indivíduo sido detido pela GNR.

"O incidente ocorreu pouco antes da meia-noite", quando "um grupo de 40 indivíduos de etnia cigana começou a partir montras e a provocar outro tipo de distúrbios", explicou à Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).
A mesma fonte explicou que a GNR foi obrigada a intervir "para restabelecer a ordem pública", acabando por deter "uma pessoa, que entretanto já foi libertada mediante Termo de Identidade e Residência [TIR]".
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, participou no sábado nas Festas do Povo de Campo Maior, onde presidiu à cerimónia de abertura dessas festividades, que não se realizavam há sete anos.