Libellés

3.6.13

Diplomatas que desonram Portugal - 3



Continuando… 
Ao referir-me aquela “senhora de ma pelo”, muito teria a dizer: ela sobreviveu por milagre em Sevilha, onde um colega meu, quase perdendo as estribeiras, a perseguiu pelos corredores daquele consulado para lhe dizer da sua justiça… que é o que ela merecia… Infelizmente o “não diplomata e vice-cônsul” deixou sobrar para mim, aquela coisa, em Bayonne, nos anos Mil novecentos e…”. 
E a “senhora” para lá foi, aplicando os mesmíssimos métodos que já lhe poderiam ter valido algum infortúnio”. 
Pensando-se superior aos “administrativos” e incólume, não tardou a ter da minha parte o tratamento que merecia. 
Quando, depois de me chamar um não sei quantas de vezes ao seu gabinete para denegrir o meu trabalho, apontando, erraticamente, virgulas, pontos ou pontos-virgula que só a sua doente mania podia inventar, acabei por lhe dizer, com paciente educação, que não me chamasse mais ao seu gabinete porque não iria… 
E eis que a “senhora” amuou e não mais me chamou… 
Ao fim do dia de trabalho, fiz questão, como era hábito de me despedir dela. 
Sem para mim olhar respondeu-me com um grunhido que não consegui interpretar…
Isto sim, são diplomatas que deixam rastos por todo o lado do que melhor se faz na representação de Portugal! Eles (elas) levam o dinheiro à borla e nos, “não-diplomatas” levamos tempo infinito a tentar apagar a imagem que deixam nos locais onde se assentaram… 
Mas é que a referida não assentou muito tempo naquele posto; e mesmo para “colegas”, as queixas do seu comportamento eram demasiadas; tinha atingido idade para regressar a casa…Mas num último instinto de sobrevivência, prevaricou falsificando a idade no seu bilhete de identidade!
 
(Ouve algum processo disciplinar naquele posto? Claro que não; ninguém duvida)! 
Descoberta a “falsificação” tentou, assim mesmo continuar no posto utilizando outro grosseiro estratagema… Na próxima publicação direi qual. 
Bordeaux, 03 de junho de 2013. 
JoanMira
 

 

 

 
"Praia de Copacabana à chegada"... saudades...
 
18-03-2012
 
JoanMira
 
 

Foto - "La tire à titi à La Havane" - 04-11-2010

La "tire" à Titi à la Havane
 
04-11-2013
 
JoanMira

Foto - "Cienfuegos" - Cuba - 03-10-2010

"Cienfuegos" - Cuba
 
03-11-2010
 
JoanMira

Foto - O amanhecer hoje na praia de Copacabana

A Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, vista na manhã desta segunda-feira Foto: Carlos Ivan / Agência O Globo
A Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, vista na manhã desta segunda-feiraCarlos Ivan / Agência O Globo

A imagem do dia 03-06-2013

Clicando na imagem você verá a versão na melhor resolução.

Curiosity: Rodas em Marte
Créditos e direitos autorais : NASA, JPL-Caltech, MSSS, MAHLI
Explicação: Poderá ter existido vida em Marte? Para ajudar a descobrir, a humanidade pousou o robô Curiosity em Marte em Agosto último. Para ter certeza, o explorador do tamanho de um carro sobreviveu à viagem interplanetária e ao dramático pouso intacto, a imagem acima e outras foram tiradas olhando para, abaixo e em torno do Curiosity. Acima, esta vista incomum contém três das seis rodas do Curiosity, cada uma medindo cerca de meio metro. Nos últimos meses, Curiosity tem explorado as proximidades de uma área apelidada de Baía Yellowknife. Análises de dados coletados pelas câmeras e laboratórios a bordo do Curiosity trouxeram fortes novas evidências de que Marte poderia em algum momento ter suportado vida. À distância está parte da inclinação do pico central dentro da Cratera Gale que o Curiosity está programado para escalar - O Monte Sharp.