Libellés

3.7.15

Divida, alemães e holocausto



Dois artigos interessantes; um lido no Público, “Milagre económico alemão teve ajuda de perdão de dívida”, o outro no New York Times, “The Holocaust just got more shocking”. O Público relembra-nos que, em 1953, setenta países perdoaram a dívida alemã acumulada antes e depois da guerra – e que ajudou a financiar. O montante do perdão equivaleu a 62,6% da dívida, tendo sido também acordados valores de juro abaixo do mercado e uma amortização, da dívida e do juro, limitada a 5% do valor das exportações.

Para conseguir este perdão, continua o artigo, foi decisiva a pressão dos EUA e o assentimento dos outros dois membros da troika da altura: França e Inglaterra.
Já o New York Times dá conta de outros números e de uma contabilidade mais negra. Os números são apresentados pelos investigadores e historiadores do Holocaust Memorial Museum. Segundo eles, durante o reino de terror nazi, de 1933 a 1945, os alemães implementaram, da França à Rússia, uma rede de 42.500 campos de terror. Quando esta investigação começou, no ano 2000, estimava-se que o número andasse pelos 7 mil, mas a História veio a revelar-se seis vezes mais negra. A contabilidade é esta: 30 mil campos de trabalho escravo, 1150 guetos judaicos, 1000 campos de prisioneiros de guerra, 980 campos de concentração, 500 bordéis de escravatura sexual e mais uns milhares de sítios dedicados à eutanásia de velhos e doentes e à prática de abortos forçados.

O curioso é que, apenas oito anos depois de toda esta germânica atrocidade, setenta países, encabeçados por uma troika deles, resolveram perdoar 62,6% dívida alemã, reconhecendo que, se assim não fosse, Berlim nunca recuperaria e todos tinham a perder ainda mais.
Talvez a explicação esteja no ensaio “Morale and National Character”, escrito pelo antropólogo G. Bateson em 1942, sobre americanos, ingleses e alemães. Diz ele que americanos e ingleses, mais dados a padrões de relacionamento simétricos – um cresce quando o outro cresce e um relaxa quando o outro relaxa – não têm normalmente estômago para “bater em quem já está no chão”; ao contrário dos alemães, mais dados a relacionamentos complementares, do tipo dominação/submissão – quando mais fraco te sentes mais forte me sinto. Segundo escreveu, impor punições à Alemanha implicaria uma dominação constante dos vencedores o que, a médio prazo, resultaria num abrandamento e numa nova escalada alemã.

Em 1953, por muitas razões, fez-se o que estava certo. Perdoou-se. Perdoou-se, ao povo que implementou 42.500 campos de terror, o dinheiro que deviam e que tinha sido usado (também) para os financiar.
O perdão é a dívida da Alemanha. É bom lembrar e, já agora, cobrar."
Pedro Bidarra

Imagenes del Mundo - Erupción nocturna del Volcán Fuego en San Juan Alotenango (Guatemala).

Erupción nocturna del Volcán Fuego en San Juan Alotenango (Guatemala). Las autoridades de Guatemala elevaron la alerta institucional por la nueva fase eruptiva en la que anoche entró el volcán de Fuego, que presenta columnas de ceniza de hasta 5.000 metros sobre el nivel del mar.

Imagenes del Mundo - Rayos en aeropuerto de Daggett - California

Imagen de larga exposición donde se muestran los rayos caídos durante la noche cerca del aeropuerto de Daggett en California (EE UU).

Imagenes del Mundo - Tren descarrilo - Pakistan

Miembros de las fuerzas de seguridad trabajan en el rescate de los pasajeros de un tren que descarriló y cayó a un canal cerca de Gujranwala, a 80 kilómetros al norte de Lahore (Pakistán). Según medios locales, al menos cinco personas han muerto y 200 resultaron heridas en el suceso.

Aconteceu


3 DE JULHO

 1780 - Fundação da Casa Pia de Lisboa
A 3 de Julho de 1780, no reinado de D. Maria I, é fundada, pelo Intendente da Polícia Pina Manique, a Casa Pia de Lisboa, tendo tido como primeira instalação o Castelo de São Jorge.
 
O Leme - Portugal

Astronomy picture of the day - 2015 July 3 - Venus and Jupiter are Far

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Venus and Jupiter are Far 
Image Credit & Copyright: Adam Tomaszewski
Explanation: On June 30 Venus and Jupiter were actually far apart, but both appeared close in western skies at dusk. Near the culmination of this year's gorgeous conjunction, the two bright evening planets are captured in the same telescopic field of view in this sharp digital stack of images taken after sunset from Poznań in west-central Poland. In fact, banded gas giant Jupiter was about 910 million kilometers from Poland. That's over 11 times farther than crescent Venus, only 78 million kilometers distant at the time. But since the diameter of giant planet Jupiter is over 11 times larger than Venus both planets show about the same angular size. Of course, 16th century Polish astronomer Nicolaus Copernicus would also have enjoyed the simultaneous telescopic view including Jupiter's four Galilean moons and a crescent Venus. Observations of Jupiter's moons and Venus' crescent phase were evidence for the Copernican or heliocentric model of the solar system.

Saude - Comida rápida, cada vez mais presente em nossa dieta

Você sabe do que são feitos os hambúrgueres dos locais de comida rápida?

Você sabe do que são feitos os hambúrgueres dos locais de comida rápida?
Existem muitos mitos sobre a matéria prima que se utiliza para fazer as chamadas “comidas rápidas”. É por isso que foram realizadas várias investigações para saber do que essas comidas são feitas. Você se anima a ler esse artigo para resolver esse mistério? Venha conhecer do que são feitos os hambúrgueres dos locais de fast-food .

Comida rápida, cada vez mais presente em nossa dieta

A comida rápida, também chamada de fast-food ou junk-food, traz muitas consequências negativas para nosso organismo. Se a isso, somarmos o fato de que o sedentarismo é algo frequente na sociedade, já é de se esperar que algo não está bem com nossa alimentação nem com nossos hábitos.
Mas, além disso, a comida que vemos em muitos locais não são as mais saudáveis que existem. Em vários países, é mais acessível comer um hambúrguer do que uma salada.
Se apenas consumíssemos esse tipo de comida de vez em quando, quando desse vontade, em uma comemoração, ou quando quiséssemos comer algo diferente,não  haveria problema. O problema esta no fato de que muitas pessoas consomem fast-food mais de duas vezes por semana.
Os hambúrgueres, como exemplos de comida rápida, possuem uma grande quantidade de proteína de origem animal, aditivos, conservantes, colorantes, potenciadores de sabor,  açúcar, gorduras saturadas, sódio e muitas calorias. Além disso, não nos fornecem nem fibras nem vitaminas. Os ingredientes dos fast-foods são viciantes, ainda que essa palavra pareça ser muito forte, mas fazem com que consumamos cada vez mais e mais.
É por isso que as crianças, uma vez que visitam algum desses locais que vendem esse tipo de comida, não querem comer vegetais nem outra comida que seus pais fazem. E nos adultos ocorre algo parecido, sobretudo, pela rapidez e a facilidade de não ter que preparar comida.
Se comermos frequentemente esse tipo de alimento, nossos níveis de colesterol irão aumentar, teremos problemas ósseos (pelo baixo consumo de cálcio), doenças cardiovasculares, sobrepeso, prisão de ventre, cáries, deterioramento geral da saúde, digestão pesada e lenta, alteração do gosto das demais comidas e mudanças bioquímicas à nível cerebral (como se fosse uma droga).

Razões pelas quais não devemos comer hambúrgueres nos locais de fast-food

Se além de querer comer de forma mais saudável você também for amigo do meio ambiente e da ecologia, então você tem razões para deixar de consumir os menus rápidos dos restaurantes mais conhecidos. Entre os venenos químicos (que causam câncer e doenças crônicas) as consequências para o planeta também estão presentes.
comida lixo
O hidróxido de carbono é um dos ingredientes usados para fazer os hambúrgueres, porque tem a capacidade de matar as bactérias. De cor de rosa,é produzido através do tratamento de resíduos de diferentes carnes,caso contrário,não seria comestível.
Dentro de um menu, o “combo” possui tantos aditivos perigosos para a saúde que não poderíamos descrevê-los em um mesmo artigo. Essas são algumas das razões pelas quais esses alimentos fazem estragos em nosso organismo, além das calorias e das gorduras que possuem.
As cadeias de comida rápida criam animais em condições artificiais, para que não possam se mover e só comam e engordem. Os métodos de morte geralmente são lentos e dolorosos. As galinhas são superalimentadas, os ovos eclodem e as galinhas são criadas em pequenas gaiolas, e as vacas ficam em espaços reduzidos, comendo milho ou soja (em alguns casos passam por cirurgia para tirar um estômago) para que engordem mais rapidamente.
Fotograf’a de Alimentos
Para poder compensar a grande demanda de carne, as companhias devastam grandes áreas de bosque e selva para cultivar a soja que será usada para alimentar o gado. Além disso, para o empacotamento dos hambúrgueres e das batatas fritas, cortam-se milhões de árvores de eucalipto. Os excrementos dos animais, como os da vaca, emitem gás metano responsável também pelo aquecimento global. E como se não fosse o suficiente, as embalagens estão sendo produzidas com materiais que não são biodegradáveis, gerando assim uma grande quantidade de lixo.
Nas vacas são injetadas grandes quantidades de antibióticos e hormônios. Além disso, os hambúrgueres  são quase 50% água, além de possuírem também tendões, língua, enzimas, pálpebras, rabo, intestino e sangue.

O que possuem os hambúrgueres e os demais fast-food?

Pessoas que têm trabalhado em locais de comida rápida contaram suas experiências e, além disso, revelaram os ingredientes de cada um dos menus mais consumidos em todo o mundo. Tudo isso foi descoberto através de um estudo de uma rede social chamada de Reddit que reuniu muitos ex-empregados para que revelassem os segredos das comidas fast-food.
Eles contaram, por exemplo, que o aspecto que possuem os hambúrgueres quando chegam nos locais (crus) não é o de um medalhão de carne normal e também não têm a mesma aparência que os produtos exibidos na fotografia do menu. É por isso que logo são assados e cobertos com diferentes molhos.
comida-chatarra
Por outro lado, dizem que mesmo a limpeza sendo bem rigorosa nesses lugares, os empregados, por falta de tempo e para não demorar muito, utilizam o mesmo óleo para fritar tudo. 
Segundo um comunicado oficial de uma das cadeias de fast-food mais conhecidas do mundo, afirmam que não adicionam conservantes,entretanto, podemos encontrar vários ingredientes em seus produtos tão difíceis de ler quanto de escrever (tricloroetano, dieldrina, etilbenceno, entre outros). Esta é a razão pela qual podemos deixar um hambúrguer ao ar livre por muito tempo que ele não apodrecerá.
Fonte: melhorcomsaude

Foto - "Castelo ao pôr do sol" - 12-04-2015

"Castelo ao pôr do sol"

Aufrery - 12-04-2015
JoanMira