Libellés

9.7.15

Crise da União €uropeia: A Grécia aproxima-se da Russia


635410475875054124w(1)

A Grécia foi convidada pela Rússia a aderir ao BRICS New Development Bank (NDB), a instituição que se centrará no investimento nas economias em desenvolvimento. A informação é veiculada pelo Russia Today, que cita informação oficial do Syriza, partido do governo grego.
Com um capital de 100 mil milhões de dólares (89.500 milhões de euros) e uma linha de ‘swap’ de outro tanto, que funciona formalmente como uma reserva de contingência, do NDB espera-se um aprofundamento da influência das economias emergentes face aos clássicos centros de poder financeiro ocidentais, Banco Mundial e FMI.
Numa conversa telefónica entre o ministro das Finanças da Rússia, Sergey Storchak, e o líder do governo grego, a posição de Putin foi transmitida, indica o sítio da internet do partido Syriza. Tsipras indicou ao interlocutor russo, representante no BRICS Bank, o interesse da Grécia na oferta, e prometeu “examiná-la cuidadosamente”. Tanto que Tsipras discutirá o assunto no Fórum Económico Internacional 2015, a realizar em São Petersburgo.
A sigla BRICS, na qual o “S” de South Africa (África do Sul) se juntou aos inicialmente baptizados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), poderá, numa gíria livre, tornar-se algo como GBRICS, se a Grécia se tornar a sexta economia no novo banco de investimento do grupo de países.
A instituição, ratificada por Putin em Março, deverá começar a funcionar no final deste ano, com sede em Xangai, e financiar projectos de infra-estruturas nos BRICS e outros países em desenvolvimento.
O convite russo tem um elevado simbolismo, por se tratar do país que muitos consideram o eventual plano B da Grécia em caso de saída do euro. A aceitação de análise por Tsipras é igualmente importante, pelo que indicia de aproximação de interesses entre este país da UE e aquele que tem afrontado os líderes europeus na Ucrânia. O primeiro-ministro helénico e o presidente russo já acordaram outros planos conjuntos em Abril, designadamente a participação no projecto que levará gás da Rússia à Europa via Turquia e Grécia.
Jornal Corporativo - Rio de Janeiro

Imagens do Mundo - Turquia - Uma noite de estrelas

Uma noite de estrelas no Parque Nacional do Göreme e o sítio de pedras da Cappadocia, na Turquia, no click do fotógrafo Anuparb Papapan, pela Natgeo Travels
Uma noite de estrelas no Parque Nacional do Göreme e o sítio de pedras da Capadocia, na Turquia, no click do fotógrafo Anuparb Papapan, pela Natgeo Travels

Origem de expressões populares: Ter para os alfinetes

Significado: Ter dinheiro para viver. Origem: Em outros tempos, os alfinetes eram objecto de adorno das mulheres e daí que, então, a frase significasse o dinheiro poupado para a sua compra porque os alfinetes eram um produto caro. Os anos passaram e eles tornaram-se utensílios, já não apenas de enfeite, mas utilitários e acessíveis. Todavia, a expressão chegou a ser acolhida em textos legais. Por exemplo, o Código Civil Português, aprovado por Carta de Lei de Julho de 1867, por D. Luís, dito da autoria do Visconde de Seabra, vigente em grande parte até ao Código Civil actual, incluía um artigo, o 1104, que dizia: «A mulher não pode privar o marido, por convenção antenupcial, da administração dos bens do casal; mas pode reservar para si o direito de receber, a título de alfinetes, uma parte do rendimento dos seus bens, e dispor dela livremente, contanto que não exceda a terça dos ditos rendimentos líquidos.»

Prof. Paulo 

Astronomy picture of the day - 2015 July 9 - 5 Million Miles from Pluto

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
5 Million Miles from Pluto 
Image Credit: NASAJohns Hopkins Univ./APLSouthwest Research Inst.
Explanation: An image snapped on July 7 by the New Horizons spacecraft while just under 5 million miles (8 million kilometers) from Pluto is combined with color data in this most detailed view yet of the Solar System's most famous world about to be explored. The region imaged includes the tip of an elongated dark area along Pluto's equator already dubbed "the whale". A bright heart-shaped region on the right is about 1,200 miles (2,000) kilometers across, possibly covered with a frost of frozen methane, nitrogen, and/or carbon monoxide. The view is centered near the area that will be seen during New Horizons much anticipated July 14 closest approach to a distance of about 7,750 miles (12,500 kilometers).