Libellés

11.1.14

Detetado aumento de radiação em Fukushima

Papel de Parede - Reator Nuclear

Os níveis de contaminação radioativa na área limítrofe da central nuclear de Fukushima aumentaram oito vezes desde agosto passado devido sobretudo ao armazenamento de água contaminada, noticiou este sábado o jornal local «Mainichi».

De acordo com as medições da operadora da central Tokyo Electric Power (TEPCO), a radiação causada na zona pela exposição da água contaminada, escombros e outros resíduos acumulados em Fukushima era de um milisievert por ano em março passado, dentro do limite recomendado, mas aumentou até 7,8 em agosto, escreve a agência Efe.

O aumento foi atribuído à radiação emitida pela água contaminada armazenada, que é gerada no processo de resfriamento dos reatores danificados pelo tsunami de 2011.
 
TVI24

São Tomé e Príncipe entre os destinos ‘férias de sonho’ em 2014

SaoTomePrincipe_MarViagem
São Tomé e Príncipe está entre os dez destinos eleitos pela equipe responsável pela editoria de viagens da emissora CNN para “férias de sonho” em 2014.
Entre parques do Quénia e do Alasca, jardins do Japão e árvores de Madagáscar, a aurora boreal da Finlândia, uma ilha situada na barreira de coral australiana, um mosteiro italiano convertido em hotel e desportos radicais na neve (Suíça) ou no mar (Papua Ocidental), a “dupla ilha” de São Tomé e Príncipe aparece em 7º na lista como “um bom candidato ao cliché da ilha exótica e paradisíaca”, considera a equipe do canal de notícias dos Estados Unidos.
“Uma vez na ilha, não há muito para fazer. Mas essa é a ideia”, justifica a CNN, recordando que o lema são-tomense é “leve-leve”, que é como quem diz “vai com calma”.
Observar aves em florestas densas, ficar alojado em plantações coloniais e “beber café realmente bom” são os atrativos destacados, sem esquecer os clubes noturnos onde se dança de forma “inigualável”.
São Tomé e Príncipe, arquipélago situado na costa ocidental de África, recebe “apenas 20 turistas por semana”, não por razões de insegurança ou fealdade, mas porque as pessoas “não sabem onde fica, a não ser que sejam de lá”, escrevem, mencionando que os visitantes chegam em “voos ocasionais de Portugal” e “navios de carga do Gabão”.
A apreciação da equipe da CNN termina com um alerta: “Foi descoberto petróleo ao largo de São Tomé e Príncipe, portanto deve lá ir em breve”. E deixa uma dica: a companhia aérea portuguesa TAP é a única a voar diretamente de e para São Tomé e Príncipe, a transportadora angolana TAAG efetua voos de Angola, Gana e Cabo Verde.
Brasil e Moçambique são os outros países lusófonos eleitos pela equipe da CNN, neste caso para as cem melhores praias do mundo: as brasileiras Porto da Barra, em Salvador (comparada a Venice Beach, em Los Angeles), e Praia do Sancho, na ilha de Fernando de Noronha, ficaram em 50.º e 95.º lugares, respectivamente, enquanto a moçambicana Vilanculos, na província de Inhambane, foi a 77.º escolha, por ser boa para nadar e mergulhar.
Confira os 10 mais da CNN:
1- Quênia
2- Alasca
3- Itália
4- Japão

5- Madagascar
6- Suíça
7- São Tomé e Príncipe
8- Papua Ocidental
9- Finlândia
10- Austrália

Pintores portugueses - Carlos António Rodrigues dos Reis


Retrato de velho (O Pila), por Carlos Reis.
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro
Carlos António Rodrigues dos Reis (Torres Novas, 21 de Fevereiro de 1863Coimbra, 21 de Agosto de 1940) foi um pintor notável pela sua aptidão para transmitir luminosidades.
Pintou retratos da realeza e nobreza contemporânea bem como cenas da vida quotidiana do povo português.
Em 1942, o seu nome foi atribuído a um museu em Torres Novas.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Milheiral, 1889, 130x200cm);
  • Depois da Trovoada, 1891, 98x146,5cm);
  • As Engomadeiras, 1915, 178x120cm);
  • Asas, 1932);
  • Aspecto de Jardim com Tocador de Viola, ?, 48,3x66cm)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Texto - Tormenta

 
E subitamente o céu abateu-se…
O dia lindo transformou-se em pesadelo
Gotas de agua enormes caíram
Mudando tudo.
 
Inundando e transformando os seres.
Imprevisível o dilúvio caiu na cidade.
Apenas homens ou inconscientes
Sobreviveram.
 
A cidade de alegria virou inferno.
Inundação seres e corações.
A tempestade chegou à cidade
Sem contemplações.
 
Ricos, pobres, todos sofreram
Mesmo se alguns pensaram
Que Deus actuava por
Eleição...
 
Sobrevivi; ainda!
 
JoanMira
 
11-01-2014