Libellés

12.1.12

A "alantjana" do dia

Dois alentejanos foram à caça. Um deles, olha para o ar e vê um homem a fazer asa delta. O outro saca da arma e dispara! O amigo diz:
-Ó compadre ,que passaro era aqueli?
-Nã sê compadre,mas o sacana já largou o homem que levava!!!

Video chocante - EUA investigam vídeo comprometedor

As imagens mostram quatro homens fardados de marines a profanarem cadáveres de talibãs. Os Estados Unidos dizem que vão investigar a autenticidade. (Nota: o vídeo contém imagens que podem ser consideradas chocantes)
Os Estados Unidos podem ser alvo de novas acusações de crimes de guerra, caso se confirme a autenticidade do vídeo que mostra quatro marines a urinarem sobre cadáveres de talibãs.
O vídeo de 39 segundos foi colocado no YouTube, mas não se sabe quem o filmou e quem o publicou.
O exército norte-americano emitiu um comunicado declarando estar a investigar a origem e autenticidade do vídeo e que os atos que ali surgem não se coadunam com os valores dos marines.
"Os atos ali exibidos não são consistentes com o nosso quadro de valores ou com o caráter das nossas forças militares. O assunto vai ser alvo de uma profunda investigação", refere o comunicado.

Vídeo pode colocar em perigo militares e civis


O tenente-coronel Stewart Upton, porta-voz do exército norte-americano, acrescentou que "as alegações de que os marines estão a agir de modo impróprio com os cadáveres de combatentes talibãs são muito graves e, caso sejam provadas, representam uma falha dos militares norte-americanos em relação aos padrões que são deles esperados".
O vídeo suscitou também a forte condenação do Conselho para as Relações Islâmico-Americanas, um proeminente grupo de direito cívicos muçulmano sediado em Washington, referindo que: "Caso seja constatada a sua autenticidade, o vídeo mostra um comportamento totalmente impróprio para militares americanos e poderá mesmo colocar em perigo outros militares e civis".
A divulgação do vídeo torna-se especialmente sensível por surgir na altura em que estão a arrancar as negociações de paz com os talibãs no Afeganistão.

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/eua-investigam-video-comprometedor=f699110#ixzz1jGUvH5NLLer mais: http://aeiou.expresso.pt/eua-investigam-video-comprometedor=f699110#ixzz1jGUnKHbh

Brasil: Deslizamento de terras já matou 19 pessoas em cidade do Rio de Janeiro


As equipas de buscas que trabalham em Sapucaia, no Rio de Janeiro, localizaram esta quinta-feira mais uma vítima do deslizamento de terras de segunda-feira, elevando para 19 o número de mortes no município por causa das chuvas.
De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, os moradores da localidade contam que três pessoas continuam desaparecidas desde a tragédia.
Na quarta-feira, os bombeiros localizaram os corpos de cinco pessoas da mesma família que estavam dentro do carro onde se tentaram abrigar da chuva. Um membro da família, que preferiu ficar em casa, em vez de entrar no automóvel, sobreviveu ao desmoronamento.
Dos 19 mortos em Sapucaia, três eram crianças. Apenas um dos óbitos não está directamente relacionado com o deslizamento de terras, que atingiu oito casas no distrito de Jamapará, onde 50 casas estão interditadas pela Defesa Civil.
No Rio de Janeiro, a chuva das últimas horas também causou prejuízos em Campos dos Goytacazes, no norte do Estado. Quase 5 mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas em virtude das inundações.
Em Minas Gerais, também no Sudeste do Brasil, as autoridades calculam que 2,8 milhões de pessoas foram afectadas pelos temporais, das quais 28 mil estão desalojadas. No estado, as chuvas provocaram 15 mortos, 13 deles só em Janeiro e ainda obrigaram 127 cidades a declararem situação de emergência.
Na quarta-feira, o governo brasileiro anunciou uma ajuda de 75 milhões de reais(32,8 milhões de euros) para os locais afectados pela chuva. Há previsão de mais tempestades para esta quinta-feira.

A imagem do dia 12-01-2012

See Explanation.
Moving the cursor over the image will bring up an annotated version.
Clicking on the image will bring up the highest resolution version
available. 
The Case of the Missing Supernova Companion
Image Credit: X-ray:
NASA/CXC/SAO/J. Hughes et al., Optical: NASA/ESA/Hubble Heritage Team (STScI /AURA)
Explanation: Where's the other star? At the center of this supernova remnant should be the companion star to the star that blew up. Identifying this star is important for understanding just how Type Ia supernova detonate, which in turn could lead to a better understanding of why the brightness of such explosions are so predictable, which in turn is key to calibrating the entire nature of our universe. The trouble is that even a careful inspection of the center of SNR 0509-67.5 has not found any star at all. This indicates that the companion is intrinsically very faint -- much more faint that many types of bright giant stars that had been previous candidates. In fact, the implication is that the companion star might have to be a faint white dwarf, similar to -- but less massive than -- the star that detonated. SNR 0509-67.5 is shown above in both visible light, shining in red as imaged by the Hubble Space Telescope, and X-ray light, shown in false-color green as imaged by the Chandra X-ray Observatory. Putting your cursor over the picture will highlight the central required location for the missing companion star.
Discovery + Outreach: Graduate student research position open for APOD