Libellés

19.8.11

Madrid: polícia agride transeuntes sem razão aparente

 






Agressões a pelo menos três pessoas ficaram gravadas em vídeo.

Agentes da polícia espanhola agrediram, sem razão aparente, pelo menos três pessoas que circulavam no centro de Madrid.

Estes casos aconteceram no passado dia 17 de Agosto, perto do local onde se registaram incidentes entre jovens católicos e laicos, e ficaram registado em vídeo.

Nas imagens, publicadas pelo jornal «El País» na sua edição electrónica, uma dezena de agentes parece cercar sem razão aparente um jovem casal. Um deles golpeia na face a rapariga, que reage de forma indignada e é agarrada pelo jovem que está com ela, que acaba também por ser agredido, já quanto tentava sair do local com ela.

Enquanto isso, no vídeo é visível que um grupo de agentes também agride violentamente um fotógrafo, mesmo depois de este estar no chão. O jovem deixa o local algo confuso e cambaleante.

Castigar, ja, esses FDP !!! 

Maior queda de sempre no consumo das famílias

Crise: portugueses gastam cada vez menosHá décadas que portugueses não apertavam tanto o cinto. Estatísticas só têm vindo a piorar.

É um corte sem precedentes aquele que os portugueses estão a fazer no consumo. Se já em Junho as as estatísticas não primavam pelo optimismo, em Julho gelaram para níveis nunca antes vistos, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal.

É assim um Verão com sabor amargo para a economia portuguesa: o consumo privado sofreu um rombo para os -3,4 face aos negativos -3,1 de Junho. Desde, pelo menos, 1978 que não se registada uma queda com esta dimensão.

O nosso "muito obrigado" aos politicos, nacionais e europeus, à U. E., ao FMI, aos trafulhas que fogem ao fisco, à minoria que detem a maioria da riqueza nacional, aos gatunos engravatados, aos "Mercados", ... 

Quarta noite com carros incendiados em Berlim


Carros queimados em Berlim - EPA/TIM BRAKEMEIER

A polícia de Berlim anunciou que pelo menos 12 automóveis foram incendiados na madrugada desta quinta-feira, sendo que a maioria deles estavam estacionados no bairro de classe alta de Charlottenburg. Esta foi a quarta noite consecutiva em que ocorreram incidentes semelhantes na capital da Alemanha, escreve a Lusa.

Desde o início da semana, com os 12 casos desta noite, já foram queimados nas ruas de Berlim 44 automóveis, incluindo Mercedes e BMW¿s. Segundo fontes das forças de segurança, neste ano já foram incendiados cerca de 300 automóveis em Berlim, avança a agência EFE.

Segundo as autoridades, os investigadores suspeitam que os crimes estejam ligados a ideais políticos. Embora não descarte outras hipóteses, a polícia atribui estas acções à esquerda radical como a acção de um indivíduo isolado.

Segundo adianta a agência EFE, os ataques aumentaram significativamente nas últimas semanas e passaram a ser vinculados tanto com os recentes confrontos em Londres como com a proximidade das eleições regionais em Berlim, que serão realizadas no dia 18 de Setembro.

Até agora ninguém foi detido por estes casos.

A IMAGEM DO DIA - 19/08/2011

19/08/2011

Clicando na imagem você verá a versão na melhor resolução.

O Casulo de Herschel
Créditos e direitos autorais : ESA, SPIRE & PACS Consortia, Doris Arzoumanian (CEA Saclay), et al.
Explicação: Nesta incrível paisagem celeste em infravermelho de nuvens interestelares à deriva nos altos voos da constelação do Cisne, os olhos são atraídos para a Nebulosa do Casulo. Também conhecida como IC5146, a poeirenta região de formação de estrelas é mostrada em tons azulados na imagem em falsas cores do Observatório Espacial Herschel, em comprimentos de onda mais de 100 vezes mais longos do que a luz vermelha visível. E enquanto as imagens em luz visível mostram o Casulo como uma nebulosa ao fim da longa e escura nebulosa Barnard 168, a visão em infravermelho do Hershel encontra o Casulo cósmico pontuando uma trilha de nuvens filamentárias de poeira brilhante. Os filamentos de poeira têm larguras que sugerem que tenham se formado enquanto ondas de choque da explosão de estrelas viajavam pelo meio, varrendo e comprimindo a poeira e o gás interestelar. Os dados do Herschel também indicam que há estrelas se formando ao longo dos filamentos de poeira. A Nebulosa do Casulo mesmo tem cerca de 15 anos-luz de extensão e está a 4.000 anos-luz de distância.

Venezuela: Chávez nacionaliza exploração de ouro

Hugo Chávez vai fazer regressar à Venezuela as reservas de ouro depositadas nos bancos europeus e norte americanos.
O Presidente venezuelano anunciou ontem que irá nacionalizar a atividade de exploração de ouro, acrescentando que o país tem "12 ou 13 mil milhões de dólares em ouro".

Hugo Chávez afirma que "a Venezuela tem uma das maiores reservas mundiais" em ouro, bauxita, ferro e pedras preciosas, a sul do Rio Orinoco em Bolívar, e que irá "converter isso em reservas internacionais, porque o ouro continua a aumentar de valor".

As reservas de ouro venezuelanas ascendem a 364 toneladas, avança o Banco Central da Venezuela (BCV). Numa resolução emitida a 5 de maio de 2009, o BCV estabeleceu que 70% do ouro extraído legalmente no país deve ser usado internamente e apenas 30% poderá ser exportado.

A nacionalização toma forma no âmbito da Lei Habilitante, que permite ao Presidente venezuelano legislar através de decreto. Ao que tudo indica, esta nacionalização permitirá ao Governo combater a atividade mineira ilegal.

Reservas depositadas na Europa e EUA regressam ao BCV


Segundo Hugo Chávez anunciou ontem num contacto telefónico com a estação estatal da TV do país, as reservas de ouro depositadas em bancos europeus e norte-americanos e equivalentes a 11 mil milhões de dólares (cerca de 7680 milhões de euros) vão regressar ao Banco Central da Venezuela.

Com esta medida, o Governo venezuelano pretende salvaguardar o país repatriando os seus ativos, neste caso o ouro, de forma a protegê-los da crise económica que está a afetar a Europa e os EUA.

No caso das reservas em dólares, Nelson Merentes, presidente do BCV, confirmou ontem numa conferência de imprensa que estas teriam sido transferidas dos bancos europeus e norte-americanos para bancos na China, Rússia e Brasil, também com o intuito de proteger estes ativos das oscilações económicas.

Marentes sublinhou: "Queremos reafirmar que esses recursos, que são da nação e do povo venezuelano, foram mobilizados no estrangeiro para diversificar a carteira. O povo venezuelano deve estar tranquilo porque são medidas para salvaguardar os interesses nacionais". 

Investigação a Lagarde encontra indícios de ilegalidades


Relatório do Tribunal revela que Lagarde esteve implicada pessoalmente num processo com

Os investigadores anunciaram ter encontrado problemas no caso que envolve a directora do FMI e antiga ministra das Finanças de França.
Christine Lagarde esteve implicada pessoalmente num processo com "numerosas anomalias e irregularidades", revela um relatório hoje publicado pelo Tribunal de Justiça da República, que trata dos casos que implicam altas figuras do Estado.
Segundo o documento, que analisa o ‘Caso Tapie', no qual Christine Lagarde é suspeita de ter favorecido o empresário Bernard Tapie, financiador das campanhas eleitorais do presidente Sarkozy, de modo a que este recebesse uma indemnização de 285 milhões de euros por parte do Estado.
Apenas duas semanas depois do início da investigação formal ao caso, de modo a apurar se existem motivos para considerar se a ex-ministra agiu procedeu ou não ao crime de desvio de fundos, o tribunal nota que o pagamento de "elevadas somas de dinheiro a cargo dos cofres públicos comporta numerosas anomalias", sendo que a legalidade do processo é "incerta".
O tribunal diz ainda que Lagarde pode ter mesmo participado "pessoalmente" nos acontecimentos ,"tendo dado instruções de voto aos representantes do Estado dentro do conselho de administração" da instituição pública que estava encarregue de administrar a ajuda financeira do Estado ao Crédit Lyonnais, banco que era processado por Bernard Tapie.
ECONÓMICO

Turismo de Lisboa lança novo concurso para equipamento dinamizador do Terreiro do Paço


Turismo de Lisboa lança novo concurso para equipamento dinamizador do Terreiro do Paço | © DR

O Turismo de Lisboa abriu concurso para a concessão e exploração de um equipamento cultural e de lazer na ala nascente do Terreiro do Paço, um projeto que visa dinamizar aquela zona da cidade.
Destak/Lusa | destak@destak.pt
Em comunicado, o Turismo de Lisboa revela que o lançamento do concurso surge no seguimento do projecto da empresa na “reabilitação e dinamização” do Terreiro do Paço, depois de já ter sido também lançado concurso para a concessão de cinco estabelecimentos de restauração e bebidas.
“O projecto de reabilitação da Ala Nascente, desenvolvido em colaboração com a Câmara de Lisboa e a Sociedade Frente Tejo, tem por objetivo dinamizar e devolver esta praça às pessoas, tornando-a num ponto de encontro na capital portuguesa”, revela a empresa.
O equipamento de cultura e lazer ou “concept store” a ir agora a concurso inclui ainda uma esplanada e uma cafetaria.
“O espaço a concessionar poderá destinar-se a um equipamento cultural como uma livraria/galeria/multimédia ou outro equipamento de lazer, podendo também ser uma ‘concept store’, representativa de uma marca que pretenda surpreender os consumidores através de experiências sensoriais, incluindo arquitetura diferenciada, decoração exclusiva e bom atendimento”, lê-se.
O futuro espaço deverá ser atrativo para os jovens e deverá funcionar durante o dia.
Os interessados em concorrer a este concurso público deverão apresentar as suas propostas até 30 de setembro, na sede do Turismo de Lisboa.

Marrocos: Dez feridos em manifestação de desempregados

Pelo menos dez pessoas ficaram hoje feridas em Marrocos, numa manifestação de diplomados desempregados no centro de Rabat, dispersada à força pelas autoridades marroquinas, noticiou a agência espanhola EFE.
Destak/Lusa | destak@destak.pt
Uma centena de manifestantes concentrou-se na praça de Babe el Had, na capital marroquina, para reivindicar a integração na administração pública.
Alguns deles tinham bidões de gasolina que pretendiam utilizar para se imolar pelo fogo, em sinal de protesto.
A polícia interveio quando os manifestantes, que estavam acorrentados, bloquearam as linhas do elétrico que liga as cidades de Rabat e Salé, e lançaram pedras contra as forças de segurança.
Os autodenominados “diplomados no desemprego” costumam manifestar-se, com bastante frequência, nas ruas marroquinas para exigir postos de trabalho na função pública.