Libellés

19.7.15

Portugal é campeão do mundo de beach soccer


Campeões do Mundo na areia!

Portugal é campeão do mundo de futebol de praia. Pela primeira vez, desde que o torneio tem a chancela da FIFA, a seleção nacional vence depois de bater o Tahiti na final por 5-3, na final desta tarde. 
  
Foi um jogo muito emotivo, em que Portugal chegou a ter uma vantagem de 3-0, que rapidamente o Tahiti colocou na margem mínima. A tranquilidade, com o quinto golo, surgiu apenas no último minuto. 

Dez anos depois, Portugal voltou a uma final do Mundial de Futebol de Praia e conseguiu, desta feira, um desfecho diferente, nas areias da praia da Baía, em Espinho.  

A seleção nacional tem um dos palmarés mais ricos da modalidade mas nunca tinha sido campeã do mundo na era FIFA. Em 2005, depois de ultrapassar o super-favorito Brasil, caiu na final de forma surpreendente com a França.  

Em 2001, frente aos franceses, venceu o torneio, mas a prova ainda não tinha a chancela FIFA.  

Portugal sucede assim à Rússia, que afastou nas meias-finais, e que era bicampeã em título. 

FILME DO JOGO: 

Primeiro período: Portugal termina a vencer por 2-0, com golos de Madjer e Belchior. O tento inaugural, de Madjer, surgiu logo aos 3s de jogo, no pontapé de saída. Belchior marcou a passe de Madjer, de ângulo reduzido. A equipa do Tahiti não desarma e vai criando lances de algum perigo, mas Portugal é justo vencedor nesta fase. 

Segundo período: Portugal fecha o período de novo com dois golos de vantagem (4-2). Portugal fez o terceiro por Coimbra, que desviou, com as costas, um forte remate do guarda-redes Andrade. No lance seguinte, o Tahiti reduziu por Labaste. Pouco depois, um grande golo de Li Fung Kuee deixou o jogo em 3-2, aumentando a emoção. Bruno Novo teve uma excelente oportunidade para marcar, num livre perto da área, em posição frontal, mas acertou no poste. Iria redimir-se pouco depois, bem mais longe, com um remate que sobrevoou o guarda-redes contrário e entrou na baliza, fazendo o 4-2. 

Terceiro período: O Tahiti marcou cedo e reduziu para 3-4 novamente por Li Fung Kuee, a desviar um remate do guarda-redes. Belchior teve o quinto nos pés mas não conseguiu desviar do guardião que defendeu sobre a linha e o Tahiti também poderia ter empatado, num falhanço de baliza aberta. A três minutos do fim, um livre forte de Madjer passou o guarda-redes mas não entrou, sendo tirada por um defesa sobre a linha. O golo da tranquilidade veio só a 40 segundos do fim, por Alan. 

Mais Futebol - Portugal 

Origem de expressões populares: carapau de corrida

     
  • Não há uma explicação certa para a origem da expressão, mas uma das duas versões plausíveis é a de que os carapaus, mesmo sendo uma espécie de peixe que é rápida, acabam apanhados nas redes de pesca. Podemos daqui deduzir que mesmo os melhores - ou os que se acham melhores - e armados em espertos podem acabar por ser apanhados ou desmascarados. 
Outra versão alega que a expressão pode ter nascido nas lotas, onde o peixe era vendido em leilões invertidos. Começava por se anunciar um preço mais alto e depois ia-se descendo até que alguém o comprasse. O peixe mais caro e de melhor qualidade era vendido em primeiro lugar e para o fim ficavam os peixes de menor qualidade. Conta-se que as peixeiras que compravam esse peixe de fim da lota, mais barato, iam a correr até à vila, para tentarem chegar ao mesmo tempo que as primeiras peixeiras, que já lá estavam a vender o peixe mais caro e de melhor qualidade. As peixeiras que chegavam em último tentavam assim enganar os clientes vendendo o peixe ao mesmo preço que as outras. Só que nem todos se deixavam enganar por esta esperteza saloia: alguns fregueses percebiam que aquele era... "carapau de corrida", um peixe de menor qualidade.  


Ler mais: http://visao.sapo.pt/de-onde-vem-a-expressao-carapau-de-corrida=f825481#ixzz3gLzOTFmc

Astronomy picture of the day - 2015 July 19 - The First Rocket Launch from Cape Canaveral

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
The First Rocket Launch from Cape Canaveral 
Image Credit: GRINNASA
Explanation: A new chapter in space flight began this week in 1950 July with the launch of the first rocket from Cape CanaveralFlorida: the Bumper V-2. Shown above, the Bumper V-2 was an ambitious two-stage rocket program that topped a V-2 missile base with a WAC Corporal rocket. The upper stage was able to reach then-record altitudes of almost 400 kilometers, higher than even Space Shuttles once flew. Launched under the direction of the General Electric Company, the Bumper V-2 was used primarily for testing rocket systems and for research on the upper atmosphere. Bumper V-2 rockets carried small payloads that allowed them to measure attributes including air temperature and cosmic ray impacts. Seven years later, the Soviet Union launched Sputnik I and Sputnik II, the first satellites into Earth orbit. In response in 1958, the US created NASA.