Libellés

16.1.16

Efemérides - 1964 – Seguiu para o Ultramar mais um contingente militar em missão de soberania

16 DE JANEIRO

 1882 - Nasce António dos Santos Graça. Falecceu a 7 de Setembro de 1956
A 16 de Janeiro de 1882, nasce, na Póvoa de Varzim, o escritor, jornalista, etnógrafo e político António dos Santos Graça.

 1964 – Seguiu para o Ultramar mais um contingente militar em missão de soberania
«Do Cais da Rocha, partiu hoje, a bordo do navio da marinha Mercante nacional, mais um numeroso contingente militar que segue em missão de soberania para o nosso Ultramar».
In Diário Popular nº 7636, de 16-01-1964, 22º ano de publicação, p. 7
A revolta ocorrida em Luanda a 4 de Fevereiro de 1961, com ataques à Casa de Reclusão, ao quartel da PSP e à Emissora Oficial de Angola, é considerada como o início da luta armada levada a cabo por diversos movimentos de libertação contra a administração portuguesa em África. O Estado Novo, liderado por Salazar, considerava as colónias portuguesas em África como territórios portugueses ultramarinos, pelo que, em missão de soberania, iniciou, a 26 de Abril de 1961, o envio, por via marítima, de tropas para combater aqueles movimentos de libertação que apelidava de terroristas. A partida dos primeiros contingentes militares era descrita com grande relevo nas primeiras páginas dos jornais. Porém, aos poucos e poucos, o descontentamento da população portuguesa pela morte de inúmeros soldados em combate e pela estagnação do desenvolvimento do país devido ao desvio de verbas para o esforço de guerra leva a censura prévia governamental a tentar camuflar estas movimentações militares, sugerindo aos diversos periódicos a colocação das informações sobre a partida de novos contingentes em lugares discretos no interior dos jornais, dando-lhes apenas maior relevo quando altas individualidades marcavam a sua presença. É o caso desta notícia, publicada apenas na página sete.

O Leme - Portugal

Expressões populares portuguesas - "Puxar a brasa à sua sardinha"

Ver imagem original


A expressão existe em espanhol ("arrimar el ascua a su sardina"). Pensa-se que a origem da expressão é antiga e é atribuída às sardinhas que os trabalhadores nos cortiços (pequenas casas habitadas por muitas pessoas) comiam. Para assarem essas sardinhas, recorriam às brasas dos candeeiros que serviam de iluminação doméstica. Retirar (puxar) as brasas para assar as sardinhas apagava essas fontes de luz nas casas. 
Desde os primeiros tempos da monarquia portuguesa que há registos e referências à pesca da sardinha e de como este peixe fazia parte da alimentação da população pobre de Lisboa, mais do que a comida fresca, salgada ou defumada. Existiam lugares de frigideiro, uns poisos ambulantes onde, à hora das refeições, se assavam sardinhas e é de imaginar que também aqui cada um tentava puxar a brasa à sua sardinha. 

Astronomy picture of the day - 2016 January 10 - Sun Storm: A Coronal Mass Ejection

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Sun Storm: A Coronal Mass Ejection 
Image Credit: NASAESASOHO Consortium
Explanation: What's happening to our Sun? Another Coronal Mass Ejection (CME)! The Sun-orbiting SOHO spacecraft has imaged many erupting filaments lifting off the active solar surface and blasting enormous bubbles ofmagnetic plasma into space. Direct light from the sun is blocked in the inner part of the featured image, taken in 2002, and replaced by a simultaneous image of the Sun in ultraviolet light. The field of view extends over two million kilometers from the solar surface. While hints of these explosive events, called coronal mass ejections or CMEs, were discovered by spacecraft in the early 70s, this dramatic image is part of a detailed record of this CME's development from the presently operating SOHO spacecraft. Near the maximum of the solar activity cycle, CMEs now typically occur several times a week. Strong CMEs may profoundly influence space weather. Those directed toward our planet can have serious effects.