Libellés

26.1.13

Luso-descendente nomeado conselheiro de Obama

Na cimeira da NATO em Lisboa, em novembro de 2010, Obama apresentou Simas aos media

O luso-descendente David Simas, de 42 anos, foi nomeado assessor e conselheiro do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na área da comunicação e estratégia, anunciou hoje a Casa Branca.
O advogado luso-descendente foi diretor de sondagens dos democratas durante a última campanha presidencial. Durante os primeiros dois anos de mandato de Barack Obama serviu como assessor do conselheiro David Axelrod.
David é filho de António Simas, do Faial da Terra, São Miguel, Açores, e de Deolinda Matos Simas, de Abela, Alentejo. Os dois portugueses emigraram para Taunton, em Massachusetts, nos anos 60.
Foi neste estado americano que nasceu David e a irmã, Melissa, jornalista que apresentou o noticiário do Kark 4, um canal afiliado da NBC, até 2012.
David Simas é licenciado em Ciência Política, na Universidade de Stonehill, e Direito, na Escola de Direito de Boston. Tornou-se conhecido na comunidade portuguesa ao exigir às companhias de televisão por cabo que incluíssem a RTP Internacional nos seus pacotes.
Já como advogado, tornou-se colunista de um jornal da comunidade e participou em programas de rádio.

Quatro anos na Casa Branca




Acabou por ser contratado para o Congresso de Massachusetts, onde ficou até 2007, ano em que foi nomeado chefe de gabinete do governador Deval Patrick.
Há quatro anos, o homem que inventou o slogan "Yes We Can", David Axelrod, convidou-o para a Casa Branca.
Na cimeira da NATO em Lisboa, em novembro de 2010, Barack Obama apresentou Simas à comunicação social.
"A família do David está a ver", disse o Presidente dos Estados Unidos, apresentando: "Este é o meu amigo David Simas." A equipa de pesquisa de opinião pública que liderou na campanha foi considerada pioneira, tendo sido elogiada por democratas e republicanos. Após as eleicões, Simas foi apontado como um possível substituto de John Kerry no Senado, de saída para o cargo de secretário de Estado, ou como candidato a governador nas eleições de 2014.
Na altura, em declarações ao Boston Globe, disse: "Estou comprometido a estar aqui [em Washington] para os próximos anos. Estou aqui fisicamente e mentalmente".

Texto - Homenagem a Slves - A mesa da capital esta em chamas!



Era em 1957, era em Silves, era a minha pré-adolescência e, ao regresar da escola, ao comeco da tarde, oico no radio de galenas do meu pai: "A mesa da capital estah em chamas"... Devia de ser na Emissora Nacional ou no Radio Clube Português...Era a invasão da Hungria pelos sovieticos...Logo me vieram à memoria as imagens do meu livro da terceira-classe (de que todo da minha geracão se lembram) imaginei barbaros guerreiros de espada e escudo, invadirem e saquearem outro Pais... Imagem que resta a jamais na minha memoria.
Rio, 26 de janeiro de 2013.
JoanMira.







Encontro entre Antonio Costa e Paulo Portas alarma Seguro e Passos



A intriga no PS está ao rubro. António José Seguro segue de perto todos os movimentos de António Costa e ficou alarmado com um almoço que reuniu o presidente da Câmara de Lisboa com o ministro dos Negócios Estrangeiros e líder do CDS, Paulo Portas, no Palácio das Necessidades. No PSD de Passos Coelho também se comenta o encontro de António Costa com Paulo Portas.
Em causa está a guerra aberta a Seguro lançada esta semana pelos apoiantes de António Costa na corrida à liderança do PS, que exigem um congresso eletivo antes das autárquicas.
O almoço de Costa nas Necessidades foi visto por alguns dirigentes próximos do líder socialista como um sinal de que Costa começou a verificar as condições no terreno para avançar, para além do PS.
Isto depois de António José Seguro ter acenado, nas jornadas parlamentares do PS da semana passada, a entendimentos pós-eleitorais com um PSD sem o "radicalismo ultraliberal" de Passos.
Apesar de o alarme ter soado na direção do PS, que já convocou uma reunião da Comissão Política Nacional para a próxima terça-feira, fontes próximas de António Costa e Paulo Portas desvalorizam o almoço de quarta--feira, marcado para a despedida do embaixador argentino em Portugal.
A propósito, fonte oficial da Câmara Municipal de Lisboa acrescenta mesmo que Costa estará presente em novo almoço nas Necessidades com Portas já para a semana, desta vez para as despedidas do embaixador espanhol.
Entre os socialistas, contam--se espingardas. Ainda ontem, mais um deputado da ala socrática, o antigo porta-voz do PS de José Sócrates, Vitalino Canas, afirmava que a sua "preferência seria que o congresso se realizasse antes das autárquicas, mas sem qualquer drama e sem qualquer intenção escondida".
Francisco Assis, por seu lado, afastava-se da "urgência" sentida pelos socráticos na marcação do congresso, defendendo não ter visto "nos últimos dias" alguém "dizer que tinha vontade em ser candidato a secretário--geral do PS". Mais: "Quanto a vontades de longo prazo, todos nós podemos ter muitas", argumentou Assis.
CM

Imagem - "cão motard"

 
cão na carona de uma moto na Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro).
O cão estava de pé, com as patas nas costas do dono"

A imagem do dia 26-01-2013

Clicando na imagem você verá a versão na melhor resolução.

Panorama do Monte Matijevic
Créditos e direitos autorais : NASA/JPL-Caltech/Cornell/Arizona State U.
Explicação: Em 25 de janeiro (UT) de 2004, o veículo robótico Opportunity caiu em Marte, fazendo de hoje o 9º aniversário do seu pouso. Após mais de 3.200 sols (dias solares de Marte) o robô terráqueo com tamanho de um carrinho de golfe ainda está ativamente explorando o Planeta Vermelho, apesar do plano original da sua missão ser de apenas três meses. Tendo percorrido cerca de 35 quilômetros (22 milhas) a partir do seu ponto de pouso, a câmera panorâmica registrou os segmentos desta cena em novembro e dezembro do ano passado. O panorama digitalmente costurado abrange mais de 210 graus da área do Monte Matijevic ao longo da margem ocidental da cratera Endeavour. Formações apelidadas de Copper Cliff, um afloramento escuro, aparecem à esquerda, e o lago Whitewater, uma formação brilhante, distante à direita. A imagem é apresentada aqui em uma aproximação ao como a cena pareceria aos olhos humanos.