Libellés

29.11.16

Avião com time da Chapecoense cai na Colômbia: mais de 70 mortos

BOGOTÁ — O avião que levava a equipe da Chapecoense para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana caiu na madrugada desta terça-feira, nas proximidades de La Ceja, na Colômbia. O chefe da polícia de Antioquia, confirmou que há 76 mortos. São cinco os sobreviventes No voo estavam 72 passageiros e nove tripulantes. Seis pessoas tinham sido resgatadas com vida, mas uma delas morreu a caminho do hospital. A aeronave pertencia à companhia boliviana Lamia, e perdeu contato com a torre de controle ao sobrevoar o uma região montanhosa no município de La Ceja, perto de Medellín, no noroeste da Colômbia, por volta de 22h15m de segunda-feira (hora local). O avião teria sofrido falha elétrica, e o piloto descartou combustível antes de tentar pouso forçado.

Dentre os 72 passageiros, 48 eram integrantes da delegação da Chapecoense, que levou, além da comissão técnica, vários dirigentes. Estavam a bordo, ainda, 21 jornalistas e três convidados do clube.

O time da Chapecoense viajava para Medellin, onde na quarta-feira faria o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional.

O Globo - Brasil

Expressões populares portuguesas - A Lapalissada

Afficher l'image d'origineSignificado: Uma verdade de La Palice (ou lapalissada / lapaliçada) é evidência tão grande, que se torna ridícula. 

Origem: O guerreiro francês Jacques de Chabannes, senhor de La Palice (1470-1525), nada fez para denominar hoje um truísmo. Fama tão negativa e multissecular deve-se a um erro de interpretação. Na sua época, este chefe militar celebrizou-se pela vitória em várias campanhas. Até que, na batalha de Pavia, foi morto em pleno combate. E os soldados que ele comandava, impressionados pela sua valentia, compuseram em sua honra uma canção com versos ingénuos: "O Senhor de La Palice / Morreu em frente a Pavia; / Momentos antes da sua morte, / Podem crer, inda vivia." O autor queria dizer que Jacques de Chabannes pelejara até ao fim, isto é, "momentos antes da sua morte", ainda lutava. Mas saiu-lhe um truísmo, uma evidência. Segundo a enciclopédia Lello, alguns historiadores consideram esta versão apócrifa. Só no século XVIII se atribuiu a La Palice um estribilho que lhe não dizia respeito. Portanto, fosse qual fosse o intuito dos versos, Jacques de Chabannes não teve culpa. Nota: Em Portugal, empregam-se as duas grafias: La Palice ou La Palisse.

Astronomy picture of the day - 2016 November 29 - W5: The Soul of Star Formation

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
W5: The Soul of Star Formation 
Image Credit: José Jiménez Priego (Astromet)
Explanation: Where do stars form? Many times, stars form in energetic regions where gas and dark dust are pushed around in chaotic mayhem. Pictured, bright massive stars near the center of W5, the Soul Nebula, are exploding and emitting ionizing light and energetic winds. The outward-moving light and gas push away and evaporate much surrounding gas and dust, but leave pillars of gas behind dense protective knots. Inside these knots, though, stars also form. The featured image highlights the inner sanctum of W5, an arena spanning about 1,000 light years that is rich in star forming pillars. The Soul Nebula, also cataloged as IC 1848, lies about 6,500 light years away toward the constellation of the Queen of Aethopia (Cassiopeia). Likely, in few hundred million years, only a cluster of the resulting stars will remain. Then, these stars will drift apart.

Texto - Filomena, não fujas com o cu à seringa - (2)

Afficher l'image d'origineAquela Filomena era uma miuda deveras interessante quando jovem ; i.e. antes de começar a falar, era menina mimada; não precisou de estudar sequer para ser “doutoura” (como acontece a muitos jovens do nosso Pais que ostentam o “titulo”!)

Que acha que fez a Filomena? Não, não foi original nesse aspecto! Nada dizendo, alheando-se de todos e quaisquer pregões susceptíveis de desviar a sua carreira da linha recta traçada, circundada de escarros, escrementos, colegas competitores e todas e quaisquer porcarias, alheou-se da sua miseravel estupidez e enveredou pelo trilho por muitos calqueado: substituir a ignorância pelo autoritarismo e a prepotência.

Logo os subalternos (menos parvos que ela) rapidamente, um a um, foram abandonando a funebre sociedade …

Os seus desesperados gemidos ecoaram no vacuo... até a criatura se render cessando os estragos imensos que ja tinha feito na região que lhe fora atribuida.

Resta dizer, para concluir, que na estrutura que pensou dirigir, a sua imagem de palerma, parola, cretina, caricata, vaidosa, "Xoninhas", ficara para sempre associada a grandes ataques de riso!

So que, sendo a caricatura que tentamos retratar, conseguiu, mesmo assim, amedrontar subalternos.

Mean while o regabofe filomenesco continua; quando se engranja 15.000 €uros mensais...

Deve ser o prémio à incompetência que grassa em Portugal!

JoanMira

10-12-2016