Libellés

25.7.11

FOGO "POST" - EMBAIXADOR FRANCISCO SEIXAS DA COSTA

O nosso Embaixador em França, Francisco Seixas da Costa, é useiro e vezeiro em escrever excelentes artigos como este que aqui se reproduz. Delicio-me com a pureza do seu estilo, com o elegante sintetismo da sua prosa e tenho ciumes de não ter a sua clarividência.  Mas, no que concerne à matéria,  permitir-me-ia dizer ao Senhor Embaixador, parafraseando Coluche, "je me marre!", ou eu me "marro" - em linguagem franco-luso-emigrante dos anos 70 -. E se, num instante, fosse  objectivamente alheio a qualquer forma de "politica",  debruçar-me-ia, no sonho das estrelas afundando no abismo... com submarinos que nunca voarão nos combates ao Fogo "post" ou não.
Oremos para que "Deus" lhes dê "azas"...
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AQUI O POST
 
Os telejornais preparam-se afanosamente. Já por lá se vêm os primeiro mapas com as chamas. Falta muito pouco para os inenarráveis diretos, para os microfones, tipo corneto, nas mãos das Sónias Cristinas (de onde é que saem, todos os dias, essas novas meninas do jornalismo
televisivo ofegante?) de cabelo ao vento, de rapazes de léxico restrito e camisa aberta até ao quarto botão, sempre com chamas ou fumos "do rescaldo" por detrás, berrando evidências, entrevistando populares de balde ou mangueira na mão, revoltados com o mundo e esvaídos de cansaço, a quem colocam questões profundas como "o incêndio esteve quase a atingir a sua casa, não foi?", "acha que os bombeiros são suficientes?" ou o inevitável clássico "como é que se sente?", para tudo esperando respostas inéditas. Chega depois o comandante dos bombeiros, falando, grave, no número de "homens envolvidos no combate ao sinistro", lamentando a escassez de meios aéreos, insinuando supostos incendiários ("Não deixa de ser estranho que tenham surgido três frentes simultâneas..."). Depois, momento áureo, é ouvido um membro do governo em pose estival, com presidentes de Câmaras e presidentes de Juntas ligeiramente atrás, que inventaria o dispositivo e dá nota das rigorosas medidas "já implementadas". Em fundo de cena, a costumeira legião de patetas passeando-se de telemóvel no ouvido, para serem vistos pela prima, lá em casa.

De canal em canal televisivo, o verão noticioso é assim. O mesmo, todos os anos. Só que ninguém pergunta a ninguém se foi feita, a tempo, a limpeza das matas, se se respeitaram as distâncias de segurança entre as residências e as áreas de mato combustível, se foram tomadas as medidas de precaução necessárias, que todos conhecem e ninguém pratica.

Pena é que isto não faça parte do "memorandum of understanding" da "troika"...

Affaire DSK La force des images

On ne peut rien dire de l'affaire DSK avant qu'elle soit jugée. Rien, vraiment? A Charlie, on a au moins remarqué quelque chose: DSK a une bonne agence de com. Souvenez-vous, c'était il y a quelques jours à peine, le monde était submergé des photos dignes de feuilletons américains du directeur du FMI menotté, encadré des flics de la NYPD. Une semaine plus tard, tapez DSK dans Google Images: rien. Sourire, bronzage. À peine reste-t-il un double menton par-ci par-là.
L'actualité balaierait-elle si vite devant sa porte? Il faut tout de même, pour accomplir un tel ménage, qu'elle soit aidée. En l'occurrence, d'une solide équipe de geeks bombardant le web de liens pointant vers les "bonnes" images, pour les faire remonter dans le classement Google et reléguer les mauvaises au fond du paquet. Une armée de clics bienveillants. Si DSK se présente aux primaires, il faudra surveiller les votes.

Nafissatou Diallo veut DSK «en prison»


Creio não ser racista, nem ter preconceitos sobre os atributos fisicos dos seres, tampouco jamais (e não "jamé" como escreve a parolice saloia na imprensa portuguesa) poderei ser suspeito de conivência com "as direitas" mas, ao longo da telenovela DSK, forjei a minha razão e custa-me acreditar que o homem se tenha "perdido" por esta mulher. Enfim, simplesmente um parecer muito subjectivo...   

Capture d'écran de l'annonce de Good Morning America. A gauche Nafissatou Diallo, à droite la
Capture d'écran de l'annonce de Good Morning America. A gauche Nafissatou Diallo, à droite la journaliste Robin Roberts.

La femme de chambre guinéenne qui accuse Dominique Strauss-Kahn de l’avoir agressée sexuellement a lancé dimanche une offensive médiatique pour faire emprisonner l’ancien directeur du FMI et laver son honneur après que sa crédibilité eut été mise en cause.
Après avoir strictement fui les médias depuis plus de deux mois, la victime présumée a livré au magazine Newsweek sa version de l’agression qu’elle dit avoir subie à New York. «A cause de lui, on me traite de prostituée», a déclaré cette femme qui depuis le 14 mai s’était cachée avec sa fille de 15 ans dans un hôtel tenu secret.
«Je veux qu’il aille en prison. Je veux qu’il sache qu’il y a des endroits où on ne peut pas utiliser son pouvoir, où on ne peut pas utiliser son argent», a ajouté la jeune femme guinéenne.

UMA HISTORIA DE SUCESSO: MANGUALDE LIVE BEACH

Esta praia é rodeada de montes por todos os lados

descrição


Em três meses, o espaço feito de pedras no sopé da Nossa Senhora do Castelo foi revolvido para nascer como uma espécie de oásis (menos as palmeiras, que existem mas são poucas), entre horizonte de montes verde-seco a perder de vista e uma intromissão de azul-turquesa que acaba logo ali, embora queira dar ideia que se prolonga. Este último é o "cenário" do mar - ambos artificiais: um é pintura, o outro é piscina - e para se chegar aí, pés na areia, finíssima, com instruções à entrada do areal, junto de escorregas: proibido escavar na areia (45 centímetros de altura), mergulhar, lixo no chão e menores de 12 anos sem acompanhamento.