Libellés

19.12.18

As imagens aterradoras do resgate do surfista brasileiro Thiago Jacaré na Nazaré - Video

São mais de dois minutos de imagens de suster a respiração, com o surfista de 35 anos a ver-se obrigado a mergulhar consecutivamente sob a rebentação das ondas gigantes da Nazaré, até ser, finalmente, resgatado.

Thiago Jacaré não ganhou para o susto na última sexta-feira, 14, quando a Nazaré teve a maior sessão do ano. O surfista, com 17 anos de experiência em ondas grandes, tinha acabado de ser puxado para uma enorme direita, quando, a meio da descida, perdeu o controlo e caiu. Seguem-se longos minutos em que Thiago emerge apenas por instantes, sem que as restantes ondas do set dêem oportunidade ao jetski de David Langer de chegar ao surfista. Nas imagens, vê-se apenas uma imensão de espuma branca, onde vai aparecendo a cabeça do atleta, antes se de submergir novamente.

Acabou por ser o surfista alemão Sebastian Steudtner a chegar primeiro na sua mota de água, ainda a tempo de evitar o impacto da última onda do set.
Visão - Portugal

Igreja Matriz de Cortegaça (Ovar) - Monumentos lindos de Portugal

Igreja Matriz de Cortegaça - Luís Neves

A Igreja Matriz de Santa Marinha de Cortegaça, conhecida simplesmente por Igreja Matriz de Cortegaça localiza-se na vila e freguesia de Cortegaça, freguesia portuguesa do concelho de Ovar, distrito de Aveiro, em Portugal. As fontes relativas aos séculos X e XI não referem o templo, a sua padroeira ou o seu abade.
A referência documental mais antiga ao templo encontra-se em um testamento de 1163, onde Garcia Gonçalves lega ao Mosteiro de Grijó o seu direito de padroado sobre a Igreja Matriz de Cortegaça. No mesmo período, o Censual da Sé do Porto, que se acredita seja datado de 1174-1185, regista os tributos a pagar, em cereal e em dinheiro, pela Ecclesia Sanctae Marinae de Cortegaça, ou seja, a Igreja Matriz de Cortegaça. Acredita-se, por esta razão que a igreja remonte pelo menos ao meado do século XII.