Libellés

4.11.11

Diz o Daniel Oliveira: A arrogância franco-alemã



Perante a marcação de um referendo - que poderá não chegar a acontecer ou por vir a ser o último suspiro do governo de Papamdreu -, a Alemanha e a França não demoraram a reagir. Esquecendo, como de costume, que é com a União Europeia, composta por 27 Estados, e não com Berlim e Paris ,que os gregos têm de conversar. E a reação foi a do costume: a ameaça. Perante o ato normal em qualquer democracia - referendar a perda de soberania e decisões com repercussões para gerações de cidadãos -, Sarkozy e Merkel falam com um Estado soberano como nunca aceitariam que algum estadista alguma vez se dirigisse a eles próprios.
Isto acontece por três razões. Porque as instituições europeias, depois do desastroso Tratado de Lisboa, passaram de Bruxelas para Berlim e Paris. A culpa foi de Estados como o português, que acharam, como dizia Vital Moreira, que o tratado era demasiado complicado para ser entendido pelo povo. Cá está ele, no comportamento de Sarkozy e Merkel, trocado por miúdos. Porque o poder absoluto faz perder todas as maneiras. França e Alemanha já não se socorrem da diplomacia, como era hábito na União. Dedicam-se o bullying político. Porque se instalou, nas opiniões públicas dos seus países - e até de países periféricos -, a ideia de que os gregos estão como estão porque são descuidados, corruptos e preguiçosos. O racismo sempre passou bem na velha Europa. E, como sabemos, em França e na Alemanha têm um currículo invejável.
As coisas estão de tal forma que em Bruxelas diz-se que os tratados não preveem a saída do euro sem sair da União. Isto, quando há vários países europeus sem euro. Julgávamos nós que, em democracias, tudo o que não é proibido é permitido. Ficámos a saber que nesta nova e assustadora Europa é a regra das tiranias que funciona: tudo o que não é permitido é proibido. Se estivermos a falar da Grécia, claro está. Como se viu no comportamento da Europa para com os primeiros prevaricadores do limite dos défices - França e Alemanha -, se for deles o erro funciona uma outra máxima: tudo o que é proibido é-nos obviamente permitido.
A pergunta que sobra é esta: quem, mal saia desta crise, quererá ficar na União Europeia e ter de prestar vassalagem a quem apenas alemães e franceses elejam? Orgulhosamente sós? Nem pensar. Mas, como se costuma dizer, mais vale só que mal acompanhado. Se alemães e franceses querem um império que peguem nas armas. Já o fizeram noutros momentos da história. Nem sempre lhes correu bem.
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/o-ibullyingi-alemao-e-frances=f685156#ixzz1cm09e8kF

A imagem do dia 04-11-2011

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Edge-on NGC 3628
Image Credit & Copyright: Stephen Leshin
Explanation: Sharp telescopic views of magnificent edge-on spiral galaxy NGC 3628 show a puffy galactic disk divided by dark dust lanes. The tantalizing scene puts many astronomers in mind of its popular moniker, The Hamburger Galaxy. About 100,000 light-years across and 35 million light-years away in the constellation Leo, NGC 3628 shares its neighborhood in the local Universe with two other large spirals, a grouping otherwise known as the Leo Triplet. Gravitational interactions with its cosmic neighbors are likely responsible for the extended flare and warp of this spiral's disk, populated by the galaxy's young blue star clusters and tell tale pinkish star forming regions. Also a result of past close encounters, a faint tidal tail of material is just visible extending upward and left in this deep galaxy portrait.

BRASIL: Carro da polícia choca com avião de contrabandistas (video)


Carro da polícia choca com avião de contrabandistas
Nas imagens, captadas no meio de um canavial na região de Ribeirão Preto, o piloto tenta descolar ao perceber a presença da polícia. Mas o aparelho acaba por ser atingido num asa e fica imobilizado.
A Polícia Federal brasileira interceptou na terça-feira um grupo de contrabandistas de equipamentos electrónicos. Nada de mais, não fosse a acção ter sido filmada e terminado com o carro das autoridades a bater no avião em que se seguiam os contrabandistas.
O piloto foi obviamente detido e a polícia conseguiu mais tarde capturar mais quatro elementos desta rede. No avião estavam 114 computadores portáteis,além de impressoras e máquinas fotográficas.

Icebergue do tamanho de Nova Iorque em 2012 devido a fissura em glaciar


Icebergue do tamanho de Nova Iorque em 2012 devido a fissura em glaciar | © Michael Studinger/NASA in blogs.NASA.gov

Cientistas da NASA descobriram uma fissura num glaciar da Antártida, que continua a aumentar e dará origem, em 2012, a um icebergue do tamanho da superfície de Nova Iorque.
Destak/Lusa | destak@destak.pt
Segundo a agência espacial norte-americana, citada pela AFP, a fissura no glaciar de Pine Island, na parte ocidental da Antártida, mede pelo menos 30 quilómetros de comprimento e 50 metros de profundidade.
A fenda, que dilata dois metros por dia, produzirá um bloco de gelo de cerca de 880 quilómetros quadrados, estimam peritos em glaciares, ressalvando que este fenómeno, que ocorre periodicamente na Antártida, resulta de um ciclo natural e não do aquecimento global.
O icebergue estará completamente formado no início do próximo ano.