Libellés

26.6.15

Detido e identificado o suspeito do atentado em Lyon que fez um morto e dois feridos


Investigadores e policiais trabalham em uma usina de gás onde pelo menos duas pessoas ficaram feridas após um atentado em Saint-Quentin-Fallavier, na França. A cabeça de um homem decapitado, com inscrições em árabe, foi encontrada próxima ao local (Foto: Emmanuel Foudrot/Reuters)

Alegado autor do atentado chama-se Yassin Salhi, tem 35 anos e foi detido nas imediações da fábrica onde, esta manhã, fez deflagrar explosão. Duas pessoas ficaram feridas e um homem foi decapitado.

O ministro do Interior Francês, Bernard Cazeneuve, que encurtou a sua viagem à América do Sul na sequência do atentado ocorrido na manhã desta sexta-feira, numa zona industrial próxima da cidade de Lyon, já identificou o suspeito do ataque. Trata-se de Yassin Salhi, que vive em Saint-Priest, próximo de Lyon. Tem 36 anos, é casado e tem três filhos menores. Apesar de não ter cadastro, esteve sinalizado pelas autoridades devido à sua "radicalização" em 2006. Era "objeto de atenção" devido à sua ligação ao movimento salafista, mas não lhe eram conhecidos laços com terroristas.
Salhi foi detido por um bombeiro, cuja coragem foi louvada por Cazeneuve, nas imediações do local do ataque. O ministro do Interior referiu que haverá outros indivíduos relacionados com este atentado sob custódia das autoridades, sem precisar detalhes.
No local, foram encontradas bandeiras com inscrições em árabe, que ainda não foram traduzidas. O texto está em análise, segundo o Le Monde. A imprensa local refere que o ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.
Na manhã desta sexta-feira, pelas 10.00 (menos uma hora em Portugal), um número ainda por determinar de pessoas conseguiu aceder ao interior de uma fábrica de gás na zona industrial de Saint-Quentin-Fallavier, uma cidade próxima de Lyon. Uma pessoa foi morta: um corpo decapitado foi encontrado nas instalações, tendo sido já identificado como o gerente de uma empresa de transportes que fazia uma entrega no local. A cabeça do homem estava presa aos portões da fábrica e tinha inscrições em árabe, segundo a imprensa francesa.
De acordo com a explicação do Le Monde, a fábrica Air Products foi sacudida por uma forte explosão, que deflagrou depois de dois indivíduos ao volante de um automóvel terem entrado pelo pátio do edifício com o veículo, com o objetivo de colidir com as botijas de gás no local. O autarca local já admitiu que não seria possível entrar nas instalações da unidade fabril sem ter o auxílio de alguém, uma vez que a entrada do automóvel foi autorizada.

Diario de Noticias - Portugal

Maria Barroso em estado crítico - Mulher de Mario Soares em estado de coma


Maria Barroso, mulher de Mário Soares, encontra-se em coma no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, na sequência de uma queda ocorrida na noite de quinta-feira. A antiga primeira-dama, de 90 anos, sofreu uma hemorragia intracraniana. Contactado pelo Correio da Manhã, João Soares preferiu não fazer comentários. Fonte hospital confirmou ao CM o internamento, embora não tenha adiantado pormenores sobre o estado de saúde de Maria Barroso, a pedido da família. 

O Hospital da Cruz Vermelha portguesa divulgou esta sexta-feira um comunicado sobre o estado de saúde da antiga primeira-dama: "O Hospital da Cruz Vermelha informa que a Dra. Maria de Jesus Simões Barroso Soares se encontra internada na Unidade de Cuidados Intensivos deste Hospital em estado muito crítico, na sequência de um traumatismo craniano complicado por hematoma subdural".

Durante os dois mandatos de Mário Soares como Presidente da República (1986/1995), Maria de Jesus Barroso dedicou-se a várias causas contra a exclusão social, a luta contra o racismo e xenofobia, tendo depois presidido à Cruz Vermelha Portuguesa entre 1997 e 2003.

Correio da Manhã - Portugal 

Astronomy picture of the day - 2015 June 26 - Planet Aurora

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Planet Aurora 
Image Credit: Scott Kelly, Expedition 44NASA
Explanation: What bizarre alien planet is this ? It's planet Earth of course, seen through the shimmering glow of aurorae from the International Space Station. About 400 kilometers (250 miles) above, the orbiting station is itself withinthe upper realm of the auroral displays, also watched from the planet's surface on June 23rd. Aurorae have the signature colors of excited molecules and atoms at the low densities found at extreme altitudes. The eerie greenish glow of molecular oxygen dominates this view. But higher, just above the space station's horizon, is a rarer red band of aurora from atomic oxygen. The ongoing geomagnetic storm began after a coronal mass ejection's recent impact on Earth's magnetosphere.