Libellés

22.10.15

Mitos e monstros no Palácio da Bolsa no Porto

Afficher l'image d'origine

Gigantes, unicórnios, dragões, ciclopes, o monstro de Loch Ness e o Abominável Homem das Neves são criaturas reais que vão poder ser conhecidas no Pátio das Nações do Palácio da Bolsa, no Porto, a partir do dia 7 de Outubro e até 4 de Janeiro de 2016.


Vai ser criado um cenário para ilustrar as inúmeras feras que povoam o imaginário dos mais criativos e que se apresentam agora com vida própria: a combinação de movimento e som torna ainda mais misteriosas estas criaturas, num ambiente com efeitos verdadeiramente naturais.

Mitos & Monstros é o nome da exposição do Museu de História Natural de Londres que a Associação Comercial do Porto, proprietária do Palácio da Bolsa, traz à cidade, em parceria com o reputado museu inglês. 


A exposição do Museu de História Natural de Londres dá vida ao desconhecido, desenvolvendo cada criatura a partir de uma perspectiva mitológica, histórica e científica, explorando a abrangência e o limite da imaginação humana para a criação de bestas terríveis.

O Museu de História Natural de Londres, com enorme reconhecimento internacional na área da investigação científica, é com frequência chamado a examinar algumas das estranhas descobertas que vão surgindo, como foi o caso de Yeti, mais conhecido como o Abominável Homem das Neves - o seu couro cabeludo foi descoberto por Sir Edmund Hillary durante as expedições que realizou ao Tibete na década de 1960, e foi emprestado para análise para o desvendar de possíveis explicações.

Na altura, reivindicou-se pertencer a uma criatura humana gigante (com cerca de 2 metros de altura e 200 quilos de peso), contudo grandes macacos sobreviveram até tempos relativamente recentes em zonas de natureza selvagem...

A exposição revela a verdade das suas origens. Amostras reais e réplicas, relativamente a algumas das conclusões científicas retiradas estão em exibição na exposição Mitos & Monstros.

Ciência Hoje - Portugal

Imagens - Maravilhas de Cuba - El Salto de Soroa



El Salto de Soroa, bautizado como el Arcoíris de Cuba: una cascada de 22 metros de altura en la que además está permitido bañarse.

Astronomy picture of the day - 2015 October 22 - Star Factory Messier 17

2015 October 22
See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Star Factory Messier 17 
Image Credit & CopyrightData - ESO / MPIA / OAC, Assembly - R.Colombari
Explanation: Sculpted by stellar winds and radiation, the star factory known as Messier 17 lies some 5,500 light-years away in the nebula-rich constellation Sagittarius. At that distance, this 1/3 degree wide field of view spans over 30 light-years. The sharp composite, color image, highlights faint details of the region's gas and dust clouds against a backdrop of central Milky Way stars. Stellar winds and energetic light from hot, massive stars formed from M17 stock of cosmic gas and dust have slowly carved away at the remaining interstellar material producing the cavernous appearance and undulating shapes. M17 is also known as the Omega Nebula or the Swan Nebula.

Imagens do Mundo - La Habana - Cuba



Un coche clásico americano utilizado como taxi circula por el Malecón en La Habana, Cuba.

Imagens do Mundo - Polinésia francesa



Un hombre en el atolón de Toau, islas Tuamotu, en la Polinesia Francesa.

Imagens do Mundo - Sumatra - Meditando sobre a liberdade

Un orangután de Sumatra mira a través de la ventana de una jaula antes de ser puesto en libertad por la organización Programa de conservación de Orangutanes en Sumatra en el parque forestal de Jantho en Aceh (Indonesia). Se trata de una de las especies bajo riesgo de extinción, con tan solo 6.600 ejemplares en libertad. Este animal también está incluido en el apéndice 1 de la Convención sobre el Comercio Internacional de Especies Amenazadas de Fauna y Flora Silvestres, acuerdo internacional cuya finalidad es velar por que el tráfico internacional de especies no suponga una amenaza para su supervivencia.