Libellés

2.3.12

A imagem do dia 02-03-2012


Clicando na imagem você verá a versão na melhor resolução.

Júpiter Acústico
Créditos e direitos autorais : Frédéric Burgeot
Explicação: Cinco desenhos de Júpiter feitos a mão foram usados para criar este mapa plano lindamente detalhado dos turbulentos topos das nuvens do reinante gigante gasoso. Feitos com lápis de cor olhando através da ocular de um telescópio de 40 centímetros de diâmetro, os desenhos originais têm cerca de 12,5 centímetros de diâmetro. As dimensões do planisfério desenhado são de 40 x 20 cm. Observando em datas diferentes em novembro e dezembro de 2011, o artista astronômico Fred Burgeot confiou na rotação de Júpiter para desenhar a circunferência completa do planeta. O animador digital Pascal Chauvet também traudziu os desenhos de Burgeot em um vídeo intrigante (vimeo), sintetizando uma vista telescópica do planeta em rotação com a inclinação e fase adequados às datas de observação. O vídeo inclui as luas galileanas movendo-se ao longo das suas órbitas, começando com Ganimedes e Io fazendo sombra ao deslizarem em frente a Júpiter, seguidas de Europa e Calisto passando por trás do disco listrado do planeta.

A imagem do dia 01-03-2012

Clicando na imagem você verá a versão na melhor resolução.

Vênus Multicolorido
Créditos e direitos autorais : Sean Walker (SkyandTelescope.com, MASILAstro-Imaging)
Explicação: O brilhante Vênus agora brilha a oeste no céu do crepúsculo. Visto como a proeminente estrela vespertina, o planeta é um irresistível farol celeste mesmo para apreciadores casuais do céu. Porém, Vênus pode propiciar uma vista menos que satisfatória ao telescópio. O planeta está encoberto por nuvens reflexivas que se mostram brilhantes, mas sem traços característicos quando vistas pela ocular. Ainda assim, um imageamento cuidadoso com uma série de filtros coloridos, conforme foram usados nesta composição de imagens, pode revelar padrões sutis nas nuvens. Feitas no início do mês passado num observatório de quintal em Manchester, New Hampshire, nos EUA, as imagens foram processadas a partir de quadros de uma câmera de vídeo. Os dados foram registrados com filtros ultravioleta próximo, verde e infravermelho próximo (esquerda), e filtros vermelho, verde e azul, quando Vênus ocupava um lugar de destaque no horizonte oeste pouco antes do sol se pôr. A aparição vespertina de Vênus nesta temporada é a melhor em 7 anos para observadores do hemisfério norte. Ela irá terminar com um trânsito solar do planeta, o último a ocorrer na sua vida, em 5/6 de junho.

Cronicas do Rio de Janeiro


O meu segundo dia no Rio correu sob os melhores auspicios. Visitei o Consulado onde irei trabalhar, cumprimentei e travei conhecimento com os cerca de 30 funcionarios que compoem o quadro do pessoal.

Visitei Lagoa, Ipanema, Copa Copacabana e bebi 1 litro de "fresquinha", porque o calor assim convidava (40°!).

Ha, esquecia o mais importante, visitei o Palacio de S. Clemente, propriedade do Estado Português, que é a residência do Embaixador (imagem acima).

Agora vou jantar num "boteco" de Copacabana e desejar-vos a todos uma noite descansada.

Rio, 20 h, 01-03-2012