Libellés

21.1.13

Diz Henrique Monteiro: O ex-ministro que pede 53,6 milhões

A história não é simples, mas tento contá-la. Um ex-ministro da Saúde dos governos de Cavaco Silva, de seu nome Arlindo Carvalho (o qual tinha como currículo uma passagem pela rádio pública), tornou-se, após ter saído do Governo num bem-sucedido gestor numa empresa de nome Pousa Flores. Com o apoio do - adivinhem - BPN comprou património e fez negócios, os quais, aliás, passavam pela recompra do BPN de alguns ativos.
Acontece que o BPN, devido às solicitudes por que passou (chamemos assim à vigarice, porque é mais elevado) não comprou os tais ativos. E eis que o ex-ministro, representando a empresa que fez os negócios vem pedir 53,6 milhões de euros ao banco, segundo informa hoje o 'Correio da Manhã'.
Ao mesmo tempo, a Justiça anda a investigar os negócios de Arlindo Carvalho na empresa, que considera ruinosos, sendo que o ex-ministro é arguido no célebre processo BPN.
Como sabem os leitores, 53,6 milhões de euros não é quase nada. É assim uma conta que eu levaria cerca de 800 anos a ganhar com o meu salário atual, que por sua vez é considerado um salário muito elevado em termos fiscais. Mas, claro, não fui ex-ministro nem tive qualquer negócio com o BPN.
E também não tenho conclusões sobre esta história, salvo uma que tirei já há mais de quatro anos, quando nacionalizaram o banco - deviam tê-lo deixado falir. Porque, como já perceberam, acaso o ex-ministro conseguisse valer os seus direitos, seria o dinheiro dos nossos impostos a pagar a coisa.
Por último, uma palavra para os 1,1 mil milhões que o Estado colocou no Banif... Eu sei que neste caso não houve vigarices, mas o princípio geral mantém-se. Enquanto não forem prejudicados aqueles que realizam maus negócios, sendo socializados os seus prejuízos, não há exigência no mercado. Porque mais do que os mercados, que são sempre tão criticados, a culpa é de quem não os deixa funcionar e coloca todo o jogo de um lado.
Twitter: @HenriquMonteiro https://twitter.com/HenriquMonteiro
Facebook:Henrique Monteiro http://www.facebook.com/hmonteiro

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/o-ex-ministro-que-pede-536-milhoes=f780759#ixzz2Id4TyeS9

Função pública: «Despedimentos estão em cima da mesa»


A coordenadora da Frente Comum saiu preocupada da reunião desta manhã com o secretário de Estado da Administração Pública e não tem dúvidas de que «os despedimentos estão em cima da mesa».

«Foi uma reunião muito preocupante», disse Ana Avoila aos jornalistas, à saída do encontro com Hélder Rosalino.

Na reunião foram abordadas as várias medidas que estão planeadas para o setor em 2013, medidas que, na perspetiva da sindicalista, se traduzem em «piores condições de trabalho» para os funcionários públicos.

Um dos temas que mais preocupam Ana Avoila são os «milhares de despedimentos» que o Fundo Monetário Internacional (FMI) sugeriu no seu relatório e que, a seu ver, o Governo pretende aplicar.
TVI24

«Não há dúvida de que os despedimentos estão em cima da mesa», disse.

Outro dos temas mais criticados pela Frente Comum é a convergência de regimes, que colocam os funcionários públicos a par com os trabalhadores do privado em áreas como a saúde e o desemprego.

Inclusivamente, disse Ana Avoila, o Governo propôs a criação do subsídio de desemprego para os funcionários públicos, procurando a convergência entre o setor público e o privado.

Para a Frente Comum, é a confirmação de que «o Governo segue via mais fácil, da convergência por baixo, por quem tem menos».

Razões suficientes para que a estrutura sindical apele a um dia de luta no próximo dia 16 de fevereiro.

A imagem do dia 21-01-2013

See Explanation.  Clicking on the picture will download 
the highest resolution version available.
The Antikythera Mechanism
Credit & License: Wikipedia

Explanation: What is it? It was found at the bottom of the sea aboard an ancient Greek ship. Its seeming complexity has prompted decades of study, although some of its functions remained unknown. X-ray images of the device have confirmed the nature of the Antikythera mechanism, and discovered several surprising functions. The Antikythera mechanism has been discovered to be a mechanical computer of an accuracy thought impossible in 80 BC, when the ship that carried it sank. Such sophisticated technology was not thought to be developed by humanity for another 1,000 years. Its wheels and gears create a portable orrery of the sky that predicted star and planet locations as well as lunar and solar eclipses. The Antikythera mechanism, shown above, is 33 centimeters high and therefore similar in size to a large book.

Ex-presidente Lula é eleito a personalidade mais corrupta de 2012


O Troféu Algemas de Ouro 2012, premiou os politicos Demóstenes Torres, Sergio Cabral e Lula, representados por integrantes mascarados do Movimento 31 de julho
Foto: Leo Martins / Agência O Globo

RIO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou 2013 vencendo mais uma eleição. Entre as personalidades mais corruptas de 2012, Lula ganhou com 65,69% dos 14.547 votos válidos o Troféu Algemas de Ouro. Em segundo lugar, com 21,82%, ficou o ex-senador Demóstenes Torres (sem partido) seguido pelo governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB), com 4,55%. Ironicamente, a segunda edição da premiação organizada pelo Movimento 31 de Julho foi marcada pela fraude. Os organizadores detectaram a utilização de um programa de votação automática que criou perfis falsos no Facebook, que direcionou 38% do total de votos (23.557) para candidatos ligados ao PSDB e ao DEM.
A premiação, que aconteceu na tarde deste domingo no Leblon, Zona Sul do Rio, foi marcada pela descontração. Em clima de carnaval, com máscaras representando os candidatos que disputaram o Algemas de Ouro 2012, os manifestantes elogiaram a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) na condução do julgamento do mensalão e lembraram os feitos “históricos” de cada concorrente. Além de Lula, Demóstenes e Cabral, estavam no pleito o senador Jader Barbalho (PMDB-PA); os deputados federais Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Paulo Maluf (PP-SP); o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e sua ex-companheira de Esplanada, Erenice Guerra; o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido); e o empresário Fernando Cavendish.
— Depois de eleger poste, o ex-presidente Lula mostra que ainda tem fôlego para ganhar mais eleições daqui para frente. Foram três candidatos que fizeram jus à premiação. Todos eles se destacaram nas páginas do jornal, mas o ex-presidente se sobressaiu. No ano passado, ele foi responsável por um dos momentos mais lamentáveis da história brasileira ao tentar chantagear um ministro do Supremo. Acho que por sua atuação em 2012, e nem quero lembrar de Valérios e Rosemarys, ele mereceu esse troféu e o cheque simbólico de R$ 153 milhões — afirmou Marcelo Medeiros, coordenador do Movimento 31 de Julho.
No último dia 9, os organizadores comunicaram à imprensa e à rede social Facebook — plataforma utilizada para computar os votos — a tentativa de fraude. A denúncia partiu dos próprios eleitores da enquete que perceberam que parte das escolhas foram feitas por perfis falsos, recém-criados no ambiente virtual.
— Não é militância. Se fossem militantes, era válido. O que detectamos foi uma organização criada para fraudar a disputa. Coincidentemente, os votos sempre eram para candidatos da oposição do governo petista e Cabral — explicou Medeiros, que prometeu mudanças na plataforma de computação dos votos na próxima eleição.Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/ex-presidente-lula-eleito-personalidade-mais-corrupta-de-2012-7349096#ixzz2IadgzR9m