Libellés

5.1.14

Pintores portugueses - Antonio Nogueira


António Nogueira (Portugal,  - Évora, 1575) foi um pintor maneirista de Portugal, ativo na segunda metade do século XVI.
 
 
Suas primeiras obras registradas foram dois retábulos executados em 1564 para Igreja de S. Estevão de Beringel, contratados por D. Pedro de Sousa, mas que se perderam. Em 1564, produziu um retábulo para a Misericórdia da Beja, e depois outros para a Igreja Matriz do Lavradio e Igreja do Espírito Santo de Ferreira do Alentejo.


Suas obras são caracterizadas por forte tensão entre as formas e composição agitada por figuras e vestes em movimento contra fundos de índole geométrica.

Eusébio: o maior Português dos moçambicanos!

O moçambicano, naturalizado português, Eusébio da Silva Ferreira morreu às 04:30 deste domingo (5) vítima de paragem cardiorrespiratória, aos 71 anos de idade. Nascido a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique, o "pantera negra", como era chamada, foi considerado um dos melhores futebolistas de sempre e o melhor do Benfica e de Portugal.
Eusébio ganhou 11 títulos de Campeão Nacional em Portugal, uma Taça dos Campeões e quatro Taças de Portugal. Foi sete vezes o melhor marcador do campeonato e por duas vezes recebeu a "bota de ouro" de melhor marcador europeu.
Na galeria de troféus também está destacada a "bola de ouro" para o melhor jogador europeu em 1965.
O Mundial de 1966 foi o ponto alto de uma longa e brilhante carreira, o Portugal-Coreia foi o seu jogo de sonho. Marcou nove golos nesse Mundial em que Portugal ficou em terceiro lugar.
@ Verdade - Moçambique

Imagens do Mundo - Tempestade em Portugal


Mar agitado e ondas fortes atingem um farol na boca do Rio D’ouro, no Porto, em Portugal. A previsão do tempo prevê ventos e chuvas fortes para os próximos dias , com a possibilidade de ondas de até sete metros
Foto: Paulo Duarte / AP
 
Mar agitado e ondas fortes atingem um farol na foz do Rio Douro, no Porto, em Portugal. A previsão do tempo prevê ventos e chuvas fortes para os próximos dias , com a possibilidade de ondas de até sete metros. Paulo Duarte/AP