Libellés

21.3.11

Radiations arrivent demain en Europe

LES RADIATIONS NUCLEAIRES DU JAPON ONT DEJA TOUCHé LE TERRITOIRE FRANçAIS DE ST PIERRE ET MIQUELON. ELLES ARRIVENT EN EUROPE MERCREDI PROCHAIN. LES AUTORITéS, COMME D'HABITUDE, SIGNALENT QU'IL N'Y A "AUCUN DANGER". IL SEMBLERAIT, EN EFFET, QUE CES RADIATIONS ARRIVERAIENT "TRèS DILUéES"... D'APRèS CE QUE NOUS SAVONS, IL EST INUTILE DE S'AFFOLER.

Japão: radiação em alimentos muito mais séria que previsto

Símbolo Nuclear Da Radiação Do PerigoA radiação em alimentos libertada pela central nuclear de Fukushima, fortemente danificada pelo sismo e tsunami que atingiram o Japão, é um problema muito mais sério do que inicialmente se pensava, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
"É óbvio que é uma situação séria. É muito mais sério que qualquer pessoa pensou nos primeiros dias, quando pensávamos que este tipo de problema se poderia limitar a 20 ou 30 quilómetros" à volta da central, afirmou Manila Peter Cordingley, porta-voz do gabinete da OMS para o Pacífico ocidental.
As autoridades nipónicas detectaram níveis de iodo radioactivo três vezes superior ao limite legal na água de Litatemura, localidade com 4000 habitantes situada a 40 quilómetros da central nuclear. Mesmo assim, o governo diz que estes valores não representam um risco iminente para a saúde, escreve o El Mundo.
O mesmo afirmam os governantes em relação aos alimentos produzidos naquela região, mas decidiram optar por uma estratégia de prevenção e proibiram a venda de leite por processar e espinafres produzidos em regiões atingidas pela radiação de Fukushima. E poderão hoje mesmo aumentar a lista de restrições.