21.3.11

Japão: radiação em alimentos muito mais séria que previsto

Símbolo Nuclear Da Radiação Do PerigoA radiação em alimentos libertada pela central nuclear de Fukushima, fortemente danificada pelo sismo e tsunami que atingiram o Japão, é um problema muito mais sério do que inicialmente se pensava, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
"É óbvio que é uma situação séria. É muito mais sério que qualquer pessoa pensou nos primeiros dias, quando pensávamos que este tipo de problema se poderia limitar a 20 ou 30 quilómetros" à volta da central, afirmou Manila Peter Cordingley, porta-voz do gabinete da OMS para o Pacífico ocidental.
As autoridades nipónicas detectaram níveis de iodo radioactivo três vezes superior ao limite legal na água de Litatemura, localidade com 4000 habitantes situada a 40 quilómetros da central nuclear. Mesmo assim, o governo diz que estes valores não representam um risco iminente para a saúde, escreve o El Mundo.
O mesmo afirmam os governantes em relação aos alimentos produzidos naquela região, mas decidiram optar por uma estratégia de prevenção e proibiram a venda de leite por processar e espinafres produzidos em regiões atingidas pela radiação de Fukushima. E poderão hoje mesmo aumentar a lista de restrições.

1 commentaire:

Jean a dit…

É realmente preocupante...estamos acompanhando os fatos e ficamos muito tristes com todos os acontecimentos.

Att
Jean